UDF
|
Notícias
4 de dezembro de 2024
UDF reforça compromisso com a formação de professores durante Solenidade de Abertura do PIBID
Evento reuniu estudantes bolsistas, professores, supervisores da rede pública e representantes das escolas parceiras
O UDF deu início a mais uma edição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID com a Solenidade de Abertura, realizada no dia 23 de novembro.
Com o tema “Tecendo Saberes: Diálogos e Perspectivas para a (Trans)formação Docente”, o evento reuniu estudantes bolsistas, professores da Instituição, supervisores da rede pública e representantes das escolas parceiras, marcando o compromisso coletivo com a formação inicial e continuada de professores.
Durante a solenidade, foram apresentados os objetivos e pilares do Programa, que busca aproximar os licenciandos da realidade escolar, promovendo a articulação entre ensino, pesquisa e prática pedagógica.
O projeto institucional engloba cinco subprojetos, desenvolvidos nos cursos de História, Letras Português e Inglês e Pedagogia. Entre os destaques, estão ações voltadas à alfabetização e à educação bilíngue de surdos, que reforçam o papel do PIBID como espaço privilegiado para a formação de professores críticos, reflexivos e inovadores.
A solenidade contou com uma mensagem de boas-vindas em vídeo do reitor do UDF, Prof. Me. André Leão, e com a participação da egressa do curso de Pedagogia, Natália Calazans, que destacou a importância da pesquisa na formação de professores como elemento-chave para a inovação pedagógica.
O evento também possibilitou momentos de integração entre os participantes, promovendo o engajamento e o fortalecimento dos núcleos de iniciação à docência.
Ao final do encontro, os grupos se reuniram para trocar experiências e planejar os próximos passos. A coordenadora institucional do PIBID, Profa. Dra. Janete Cardoso, ressalta que “o PIBID/UDF vive de intensas pesquisas, experiências e trabalho comprometido. O UDF vem crescendo progressivamente na formação de professores, amparado pelo Programa, que é o maior oferecido pela IES”.
Nesta edição, foram contemplados com bolsas 120 estudantes das licenciaturas, 15 professores da rede pública de ensino e seis professores da nossa IES.
O UDF reafirma seu compromisso com a formação docente de excelência, contribuindo para o avanço da educação no Brasil e preparando professores para serem agentes de transformação social e educacional!