hackaton-destaque

UNIPÊ

|

Notícias

26 de fevereiro de 2020

Hackathon LawTech promoveu soluções tecnológicas para área jurídica

Compartilhar

Como parte da programação do Congresso Direito e Inovação 2020, no último dia 12 de fevereiro foi realizado o 1º Hackathon LawTech UNIPÊ, que propôs aos participantes o desafio de desenvolver serviços e soluções tecnológicas que gerem impacto no setor jurídico.

Alunos das áreas de TI e Direito compuseram os times que trabalharam nas temáticas de Jurimetria e Análise de Dados, Smart Contracts e Educação Jurídica. Ao todo, seis soluções foram produzidas em 12 horas, todas com capacidade de aplicação no mundo real.

“Ficamos realmente animados com o resultado. Estes eventos fomentam a criatividade e consciência digital enquanto criam espaços para a experimentação de novas ideias, permitindo o desenvolvimento de soluções inovadoras para as várias áreas”, destaca o Prof. Dr. Felipe Soares, coordenador dos cursos de TI do UNIPÊ e um dos organizadores do Hackathon.

Professores da casa e profissionais de mercado atuaram como mentores dos times ao longo do percurso. Ao final, um grupo formado por seis jurados (empresários, advogados e professores) assistiu às apresentações em formato de pitch e escolheu o time vencedor.

“A logística da organização ficou perfeita, inclusive a preocupação em manter os participantes bem alimentados, para que pudessem obter bons resultados. Os mentores estavam muito cientes da temática e nos conduziram corretamente”, compartilhou José Roberto de Oliveira, egresso do curso de Direito e um dos participantes da maratona.

Os campeões ganharam uma mentoria com a Startup Incubalaw e uma rodada com investidores no Parque Tec. A equipe vencedora foi a TAJ (mais abaixo uma breve apresentação dos grupos participantes).

“Apesar da escolha de um vencedor, o sentimento foi de que todos ganharam. Essa prática gera desdobramentos importantes nas áreas, podendo, dentre outros benefícios a formação do profissional do futuro. Essa estratégia irá impactar outros cursos e áreas. Será uma tendência no UNIPÊ nos próximos semestres”, completa o professor Felipe.

O Prof. Me. Arthur Souto, coordenador do curso de Direito e também organizador do Hackathon, falou sobre a importância da reação com a tecnologia para os estudantes da área jurídica. “A ideia é inserir cada vez mais nossos alunos no mercado do Trabalho 4.0. Nesse sentido, novas competências, habilidades e atitudes são necessárias – e apenas a transdisciplinaridade pode ajudar a construir esse novo cenário”, projeta.

A maratona contou com o apoio da Chianca Softwares, VSDatta Imagem, Sud, IncubaLaw e Dattasign.

“É o início de um novo tempo, mas estamos buscando as melhores ferramentas para dotar nossos alunos delas, para que sejam capazes de enfrentar, sem medo, todos os desafios desse novo mundo”, finaliza o professor Arthur.


Conheça os projetos desenvolvidos durante o Hackathon

TAJ (Tecnologia Assistiva Jurídica): consiste em um portal jurídico acessível/inclusivo que possibilita a compreensão das informações e textos através de LIBRAS e audiodescrição.

LawBI: busca aprimorar os relacionamentos entre advogados e clientes, potencializando a comunicação por meio de notificações push, contemplando as informações importantes de todas as etapas dos processos.

Loki: se baseia em uma solução que fomenta a proteção de dados por meio da conexão entre empresas e profissionais especialistas em LGPD de forma rápida e prática.

FaciliteJus: facilita a interação entre advogado e cliente de maneira fácil e segura. A ideia é usar o aplicativo para que usuários façam proposta na qual precisa de defesa judicial, assim os advogados da área se qualificam para a proposta. A partir disso, o cliente escolhe seus advogados com base em seu currículo e portfólio. Toda a gestão do processo e documentação será realizada na plataforma de maneira segura, podendo ser utilizadas autenticações A1, A3, Tokens e também Blockchain.

LawStart: auxilia a qualquer pessoa que passe por um eventual problema jurídico. Baseada na tecnologia Chatboot, busca automatização para facilitar a análise de problemas reais e buscar soluções nos códigos, para entregar a melhor resposta ao cliente sobre como proceder. Dessa forma, apresentando formas menos burocráticas, no qual podem ter auxílio de escritórios na sua localidade para arcarem com toda a problemática burocrática do processo. A monetização consiste, então, em classificar os escritórios que serão apresentados ao cliente – os escritórios comprariam cliques em seus contatos para que os clientes sejam direcionados até eles.

Visual Law: direcionada a facilitar o entendimento da Constituição Federal para estudantes e pessoas leigas.


Confira mais depoimentos sobre a maratona

“O Hackathon LawTech UNIPÊ 2020 foi uma semente que vai dar início a uma grande mudança em João Pessoa e na faculdade. Esperamos que o movimento de Hackathons cresça aqui. Os benefícios são mútuos, desenvolvendo várias habilidades nos alunos, fazendo com que eles trabalhem com novas metodologias, ferramentas de criação, modelo de negócios e gestão ágil, criação de soluções e tecnologias inovadoras e mudança na mentalidade sobre a resolução de problemas. Nesse Hackathon pudemos criar soluções para algumas vertentes do mundo jurídico, que precisa cada vez mais de tecnologias para facilitar seu trabalho.”
Allan Joseph, cofundador da StartUpDays, responsável pelo Staff e Gestão

“Tive a alegria de participar como jurada do Hackathon. Ante uma super organização e orientação de mentores gabaritados, os estudantes em 12 horas conseguiram se desdobrar, pensar fora da caixa e apresentar soluções inovadoras, escaláveis e rentáveis para as dores reais do exercício da advocacia! Fiquei muito feliz em presenciar esse momento de interdisciplinaridade, criatividade, tecnologia e direito dentro da universidade. O resultado foi incrível! Parabéns a todos os envolvidos que fizeram esse momento acontecer. Já estou ansiosa para o próximo.”
Camila Fonseca, da Incubalaw

“Os alunos de TI tiveram uma experiência significante para a sua formação profissional. Por meio da integração com outras áreas, aprimoraram seus conhecimentos a partir da interação com as equipes, mentores e profissionais de mercado.”
Profa. Me. Thatyana Guerra, coordenadora dos Cursos de TI

Ultimas Publicações


Compartilhar

Copiar Link

O link foi copiado para a área de trasferência.
Agora é só colar onde quiser.