pibid

UDF

|

Notícias

27 de março de 2024

II Seminário Institucional do Pibid e da Residência Pedagógica foi realizado no dia 19 de março 

Compartilhar

Evento destacou programas de formação para futuros docentes

O UDF foi palco, na manhã do dia 19 de março, do II Seminário Institucional do PIBID e da Residência Pedagógica, evento de destaque no aprimoramento da formação de futuros profissionais da educação básica. 

Participaram da abertura do evento o Professor André Ricardo Rosa Leao (Reitor do UDF), a Profa. Maria Cristina Mesquita da Silva (representante da Capes), Maria Cristina Carvalho de Oliveira e Luciana de Almeida Lula Ribeiro (Diretora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Também foi registrada a presença de professores do UDF e da rede pública e de estudantes envolvidos com os dois programas.

O II Seminário Institucional do Pibid e da Residência Pedagógica do UDF também contou as presenças dos ilustres: Professor Dr. Célio da Cunha (UCB) e do Professor Dr. José Vieira (UnB) que nos abrilhantaram com a exposição do Painel intitulado: A formação de professores frente aos múltiplos desafios na sociedade atual.

O Programa PIBID visa integrar estudantes ao dia a dia das escolas públicas, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de sua formação. Por sua vez, a Residência Pedagógica não apenas insere estudantes em ambientes escolares, mas também fortalece e aprofunda sua formação teórico-prática, sob a orientação de professores da IES e supervisão de educadores das escolas parceiras. 

Ambos os programas têm a duração de 18 meses e estabelecem uma parceria crucial entre IES, redes de ensino e escolas, visando aprimorar a formação inicial de professores. No UDF, esses programas envolvem as Licenciaturas em Educação Física, História, Letras e Pedagogia. 

No total, foram disponibilizadas bolsas para ambas as modalidades dos programas: 120 bolsas para o PIBID pela CAPES e cinco bolsas pelo UDF, envolvendo 15 professores da rede pública e cinco do UDF, totalizando 146 bolsas.  

Já para o Programa de Residência Pedagógica, foram oferecidas 45 bolsas pela Capes, três pelo UDF, envolvendo nove professores da rede pública e três da instituição, totalizando 56 bolsas, além de duas bolsas para as coordenadoras institucionais dos programas. 

No âmbito desses programas, o UDF se destacou com cinco subprojetos do PIBID: Educação Física, História, Letras/Português, Multidisciplinar (envolvendo estudantes de Letras e Pedagogia) e Pedagogia. No Programa de Residência Pedagógica, foram desenvolvidos três subprojetos pela instituição: Educação Física, Letras/Inglês e Pedagogia. 

“Para mim, o PIBID foi muito importante por me proporcionar uma dinâmica diferenciada”, reconhece Laís Melo Queiroz, de 19 anos, aluna de Letras Português/Inglês do UDF. 

Ultimas Publicações


Compartilhar

Copiar Link

O link foi copiado para a área de trasferência.
Agora é só colar onde quiser.