sustentabilidade

UNIFRAN

|

Notícias

17 de abril de 2024

Alternativas de manejos sustentáveis: PPG Ciência Animal na vanguarda da pesquisa

Compartilhar

Projeto se dedica a encontrar soluções inovadoras.

A estreita relação entre a saúde animal e o ambiente é o foco de um dos projetos de pesquisas e extensão desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da UNIFRAN. Sob a liderança Profa. Alessandra Marieli Vacari, o projeto se dedica a encontrar soluções inovadoras para um dos maiores desafios no campo: o manejo sustentável de pragas.

Nos campos onde os animais desfrutam de liberdade para explorar córregos e vegetação, a preservação desse equilíbrio ambiental é fundamental. No entanto, esse equilíbrio é frequentemente ameaçado pela presença de pragas nas plantações, o que muitas vezes resulta no uso excessivo de agrotóxicos. 

Os efeitos prejudiciais desses produtos químicos na saúde animal são alarmantes, incluindo intoxicação aguda e crônica, bem como distúrbios reprodutivos e imunológicos.

Diante dessa urgência, o PPG Ciência Animal direciona seus esforços para pesquisas que visam alternativas sustentáveis. Uma dessas abordagens é o desenvolvimento de inseticidas botânicos, formulados para reduzir o impacto dos agrotóxicos no meio ambiente.

Esses produtos são projetados especificamente para eliminar pragas como os fitonematoides*, cujo ataque às raízes das plantas compromete sua saúde e reduz sua produtividade. Além dos danos ambientais, as infestações por fitonematoides têm um impacto econômico significativo, afetando diretamente a rentabilidade dos produtores rurais.

Para mais informações sobre as pesquisas em andamento e as alternativas sustentáveis sendo desenvolvidas pelo PPG Ciência Animal, entre em contato com alessandra.vacari@unifran.edu.br

*Nota: Fitonematoides são vermes microscópicos que parasitam as raízes das plantas, representando uma ameaça séria à produção agrícola. Seus efeitos incluem a comprometimento da absorção de nutrientes, desfolhamento e, em casos extremos, a morte da planta.

Ultimas Publicações


Compartilhar

Copiar Link

O link foi copiado para a área de trasferência.
Agora é só colar onde quiser.