destaque-rtv

CRUZEIRO DO SUL

12 de dezembro de 2019

Inovação, criatividade e tecnologia marcaram o 1º Hackathon do curso de Rádio, TV e Internet

O curso de Rádio, TV e Internet da Universidade Cruzeiro do Sul promoveu, nos dias 29 e 30 de novembro, o 1º Hackathon de RTVI. A maratona de 24 horas foi marcada por criatividade, uso da tecnologia, inovação e empreendedorismo audiovisual.

Com a presença de 69 alunos do 5º e 6º semestres, professores, mentores, funcionários do Núcleo de Comunicação e convidados especiais, o Hackathon promoveu aos participantes o uso de metodologias ativas, estimulando a criação de novos conteúdos audiovisuais, apoiados pelo uso da tecnologia, do design thinking e da comunicação.

O evento foi conduzido pelo Prof. Dr. Bruno Rogério Tavares, coordenador do curso, juntamente com nove docentes da graduação.

Programação

As atividades começaram com o “Puxa conversa”, exercício com a proposta de gerar integração entre os participantes. Na sequência, após as equipes serem formadas, os estudantes tiveram o primeiro desafio da maratona: em apenas 30 minutos montar um robô que ficasse em pé e desenhasse. “A princípio, os alunos ficaram espantados, pois montar um robô não faz parte do curso de RTVI, mas é um desafio que estimula a criatividade e o raciocínio”, explica o professor Bruno.

O Desafio do Hackathon foi revelado por meio de um vídeo gravado pelo diretor da Associação Brasileira de Inteligência Artificial, Valter Wolf. A proposta desafiava as equipes a desenvolverem a ideia de um novo canal de TV multiplataforma, especializado em Game Shows interativos. Para isso, os alunos aprenderam metodologias do Desing Thinking Audiovisual, como ideação, prototipagem, persona, proposta de valor e Canvas, contando com o auxílio de mentores e monitores.

Entre os mentores e jurados, estiveram presente diversos profissionais reconhecidos, como Joubert Brito (Fundação Casper Líbero), Richard Mattei (Record TV), Marcia Brechó (Brechó Produções) e Eduardo Novogrebelski (Zohar). Os participantes apresentarem os conceitos das ideias desenvolvidas aos jurados em apenas 5 minutos, no formato de pitch.

A programação contou com toda a infraestrutura do Núcleo de Comunicação do campus Liberdade. “O Hackathon foi uma experiência inovadora marcante para alunos, professores e convidados”, destacou o coordenador.

O evento teve apoio da Pró-reitoria de Graduação e Extensão da Universidade Cruzeiro do Sul, do Núcleo de Inovação e Criatividade da Cruzeiro do Sul Virtual, da fintech PraValer, do Escape Room Sherlock Holmes e do Buffef Macuco Safari.