Novo Projeto (2)

UNIPÊ

5 de outubro de 2021

Jogo educativo da Fábrica de Software do UNIPÊ vence premiação

O projeto de extensão Fábrica de Software do UNIPÊ recebeu o Prêmio Afrapep de Educação Fiscal 2021, 5ª edição da programação que é realizada pela Associação dos Auditores Fiscais do Estado da Paraíba (Afrafep). Anualmente, a Associação premia os melhores projetos de instituições e da imprensa voltados à educação fiscal.

O projeto venceu com o jogo educativo IPTU Teens, que auxilia no processo educativo de crianças e adolescentes, entre 8 e 12 anos de idade, com a abordagem didática de assuntos sobre moral, ética, cidadania, impostos e programas escolares, a exemplo de dados sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PENAE) e do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

A produção do jogo, coordenada pelo Prof. Me. Thiago Rodrigues Medeiros, foi concluída em pouco mais de três meses. A criação contou com a participação efetiva de alunos do projeto de extensão Fábrica de Software, que são dos diversos cursos de Tecnologia da Informação (TI) do UNIPÊ, além de docentes.

“Nosso projeto concorreu na categoria Tecnologia, dentre as categorias Escolas, Instituições, Profissionais de Imprensa e Profissionais de Tecnologia, e nossos alunos extensionistas realizaram todas etapas do desenvolvimento, desde a concepção e projeto até a versão finalizada e entregue para o cliente parceiro e para o concurso, sob a condução do tech leader Prof. Thiago Rodrigues”, disse o Prof. Me Walace, docente nos cursos de tecnologia do UBTech TI e coordenador do projeto Fábrica de Software do UBTech Office UNIPÊ.

Mais sobre o Prêmio

Participaram ainda do desenvolvimento do IPTU Teens: Elaine Carvalho César, gerente executiva da Escola Administração Tributária (Esat/SEFAZ/PB); Reynaldo Serpa, promotor de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB); e Ciliana Nunes, gerente operacional de Educação Fiscal da Escola Administração Tributária da Paraíba (ESAT PB).

A 5ª edição do Prêmio Afrapep de Educação Fiscal 2021 contou com a parceria do Sindicato dos Auditores Fiscais da Paraíba (Sindifisco PB) e o apoio da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) e da ESAT.PB.

Concorreram escolas públicas, universidades, jornalistas, profissionais amadores e estudantes de TI, que desenvolveram projetos voltados à Educação Fiscal em suas comunidades locais e em suas áreas de atuação. Como prêmio, os seis melhores projetos receberam R$ 3 mil. A divulgação completa dos vencedores você confere aqui.

Confira a equipe que desenvolveu o IPTU Teens mais abaixo algumas imagens do jogo e fotos dos participantes do projeto:

– Líder técnico
Prof. Me. Thiago Rodrigues Medeiros

– Gestor de Projetos
Gabriel Simões Galvão (Aluno de Gestão da Tecnologia da Informação)

– Game Design
Lucas Chagas Gomes Pereira (Aluno de Ciência da Computação)
Nina Tainná Dornelas Fernandes dos Santos (Aluna de Ciência da Computação)
Pablo Fernando de Menezes Santos (Aluno de Análise e Desenvolvimento de Sistemas)

– Programação
Vinícius de Aguiar Pedrosa (Aluno de Ciência da Computação)
Samuel Luciano Dos Santos Souza (Aluno de Análise e Desenvolvimento de Sistemas)