up-eleicoes

UNIVERSIDADE POSITIVO

|

Notícias

17 de outubro de 2024

Curso de Jornalismo faz cobertura das eleições com mais de 100 estudantes e 12 horas de transmissão ao vivo 

Compartilhar

Equipes acompanharam a votação e a apuração do resultado

O domingo que marcou o primeiro turno das Eleições 2024 foi também um dia de muito aprendizado para alunos, professores e técnicos do curso de Jornalismo da UP.

O trabalho começou antes mesmo da abertura das seções eleitorais e se estendeu até a totalização das urnas. Foram 12 horas de transmissão em rádio e TV, com equipes de reportagem nas ruas e em diversos locais de votação, além de participações nos estúdios e também no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). 

Aproximadamente 120 estudantes atuaram na cobertura em Curitiba e região metropolitana. Neste ano, o curso fechou uma parceria com a Rádio Banda B e o Blog Politicamente, em que os alunos puderam complementar a apuração dos veículos com entradas em áudio e produção de conteúdo para redes sociais. 

A cobertura das eleições pelo Jornalismo UP é realizada há 20 anos, sendo um marco entre egressos e atuais estudantes: os laboratórios de computadores viram redações para apurações e produções de textos, os microfones dos estúdios não pararam e a todo momento os produtores ligam para os repórteres em campo.  

Projetos especiais

Além da cobertura em Rádio e TV, os professores do curso também orientaram dois outros projetos relacionados às eleições. O LONA, o jornal-laboratório do curso, teve uma edição especial com 12 páginas inteiramente preenchidas pelos estudantes do curso.

Já o “Humans of Eleições” foi uma cobertura fotojornalística sobre as pessoas que exercem a democracia, em conjunto a um breve texto explicativo publicado no Instagram.  

Para Felipe Harmata, coordenador do curso, “é uma maneira de o mercado de trabalho conhecer nossos alunos e fazerem network, ao mesmo tempo que é uma experiência única a oportunidade de vivenciar o jornalismo na prática com tudo acontecendo ao mesmo tempo”.

Ele complementa: “nós temos a maior equipe da cidade, porque nenhum veículo de comunicação tem a quantidade de pessoas na cobertura de rua como a gente consegue ter”. 

A estudante Natália Bezerra, do 4º período, conta que a experiência foi contagiante, e que a transição entre diversas áreas do jornalismo a fez perceber diversas habilidades que não conhecia, elevando o conhecimento de forma significativa e aumentando seu portifólio. Gabriella Rampazzo, também do 4º período, destaca que todo o nervosismo de entrar ao vivo e a correria para fechar o jornal fez o dia valer a pena. 

Você pode conferir todos os conteúdos produzidos a seguir: 

– Cobertura de TV e Rádio: clique aqui
– Projeto Humans of Eleições: acesse aqui

O evento teve o apoio institucional da Fundação Araucária, do Governo do Estado do Paraná/SETI e do Centro de Pesquisa da Universidade Positivo (CPUP).

Ultimas Publicações


Compartilhar

Copiar Link

O link foi copiado para a área de trasferência.
Agora é só colar onde quiser.