CESUCA

|

Notícias

17 de junho de 2019

Jornalista e escritor Oscar Henrique Marques Cardoso participa do Projeto “O Escritor na Faculdade”.

Compartilhar

O jornalista e escritor Oscar Henrique Marques Cardoso é o primeiro autor convidado a participar da primeira edição do Projeto “O Escritor na Faculdade”. Criado pela Cesuca, a atividade tem por objetivo aproximar os estudantes dos cursos de graduação, extensão e pós-graduação de autores gaúchos.

O encontro acontece no próximo dia 18 de junho, às 18h, na Biblioteca da instituição.
A entrada é franca.

Nascido em Porto Alegre, RS, onde reside atualmente, Oscar Henrique Marques Cardoso é jornalista, radialista e também escritor. Começou sua carreira literária em 2010 com o lançamento da novela “Nós”, editado pela Editora 24 Horas, de São Paulo. Após, vieram os títulos: “Entre Louvores e Amores”, “Cuidado, Palavra Viva!”, “Vó Cóia”, “A Pérola Mais Negra”, “Prosopopeia”, “Chico” e “Christine”.

Também é idealizador das Coletâneas “Negras Palavras Gaúchas UM e DOIS”, projeto premiado pelo governo gaúcho com o Prêmio Diversidade, em 2014, por seu ineditismo. Nas duas edições da Coletânea, tendo sua última lançada em 2018, já apresentou e lançou 50 novos escritores negros no mercado editorial gaúcho. Oscar Henrique foi patrono da Feira do Livro de Nova Santa Rita, em 2015 e ocupa a Cadeira número 87 da Academia de Letras do Brasil, Seção Rio Grande do Sul. Atualmente, é um dos 40 autores selecionados pelo Programa “Adote um Escritor”, da Secretaria Municipal da Educação de Porto Alegre. Suas obras serão lidas e estudadas por alunos de quatro escolas da rede municipal da capital. O escritor acaba de lançar seu selo editorial. O selo “Agbara” que leva o mesmo nome de sua editora,vai lançar novos autores no Rio Grande do Sul e no Brasil.

Entre suas experiências profissionais, destacam-se passagens pelas rádios Pampa, Bandeirantes e Universidade de Caxias do Sul. Também atuou como gerente de Comunicação Social na Fundação Cultural Palmares, instituição ligada ao Ministério da Cultura. Foi também correspondente para jornais e rádios, atuou na produção de revistas e jornais institucionais. Hoje, dedica-se a sua editora, Agbara, e a produção de livros.

Sua fonte de inspiração, como define, é a vida, as pessoas, a sociedade, o cotidiano e os problemas sociais. Sua temática autoral se inspira muito em Aluizio de Azevedo, Nelson Rodrigues, José Louzeiro, Hilda Hist, Carolina Maria de Jesus, Maria Helena Vargas da Silveira e Oliveira Silveira. Como se define, busca inspiração nestes autores para falar da realidade e escrever. Escrever e ler, suas grandes paixões. Como diz “os livros curam, salvam e libertam”.

Participe!

 

 

Ultimas Publicações


Compartilhar

Copiar Link

O link foi copiado para a área de trasferência.
Agora é só colar onde quiser.