doação-sangue

BRAZ CUBAS

|

Notícias

8 de junho de 2021

Junho Vermelho: conheça a história da campanha que mobiliza pessoas para a doação de sangue

Compartilhar

A campanha Junho Vermelho começou no Brasil em 2015, tendo o mês como escolhido porque no dia 14 celebra-se o Dia Mundial do Doador de Sangue, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Essa data homenageia Karl Landsteiner (1868 -1943), médico e biólogo austríaco naturalizado americano. Em 1930 ele ganhou um Prêmio Nobel pela classificação do sistema ABO e descoberta do Fator Rh.

O objetivo da campanha é estimular a doação de sangue durante o inverno, época em que os hemocentros registram níveis mais baixos de sangue em estoque. Neste período do ano, observa-se a queda da temperatura, seguida de férias e aumento no número de pessoas resfriadas, além de ser a época em que a vacina contra a influenza é disponibilizada pelo governo.

Outro fator agravante é o cenário atual da pandemia da Covid-19, o que tem causado uma diminuição maior do que o esperado nos estoques de sangue, desequilibrando o fluxo de funcionamento dos hospitais e trazendo preocupação aos profissionais de saúde.

Diante dessa realidade, todos nós podemos nos envolver com essa causa de esperança e solidariedade. Localize o hemocentro mais próximo e participe dessa campanha. Doe sangue e salve vidas!


Profa. Dra. Paula Corrêa da Silva
Docente do curso de Enfermagem do Centro Universitário Módulo, instituição que integra a Cruzeiro do Sul Educacional

#nossojeitodedoar

Ultimas Publicações


Compartilhar

Copiar Link

O link foi copiado para a área de trasferência.
Agora é só colar onde quiser.