NOTÍCIAS

Universidade Positivo | 17 de setembro de 2021

Jornal Laboratório LONA teve edição especial dedicada aos Jogos Paralímpicos

O curso de Jornalismo da Universidade Positivo produziu uma edição especial do Jornal Laboratório LONA, voltada integralmente as Jogos Paralímpicos.

O material tem diversos diferenciais, como a fase de treinamento dos alunos envolvidos na produção, que receberam orientações para não cometerem equívocos na linguagem e na abordagem de pessoas com deficiência – expressões como superação e outros termos capacitistas foram evitados. 

Para isso, foram consultados o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e o Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência) da Prefeitura de Curitiba. Com o primeiro foram levantadas informações sobre inclusão a partir do esporte e atletas de alto rendimento. Já o órgão municipal passou instruções sobre estereótipos a serem evitados.

Ainda houve uma conversa com um jornalista e paratleta, que trouxe uma perspectiva prática sobre a cobertura midiática dos jogos.


Sobre a produção

A proposta de fazer um LONA inteiramente sobre as Paralimpíadas teve como intenção dar visibilidade e espaço para um assunto que costuma receber pouca atenção

A produção foi feita por estudantes de vários períodos do curso, que atuaram de forma voluntária. O trabalho foi coordenado pelos professores Felipe Harmata, Gustavo Panacioni e Katia Brembatti. 

Os textos foram lidos e gravados, oferecendo opção de áudio como uma das estratégias de acessibilidade. Além disso, alguns vídeos foram produzidos para complementar o material em texto. Entre os destaques está uma reportagem imersiva em vídeo sobre o Futebol de 5, feita com técnica de 360 graus. 

Clique aqui e acesse a edição especial do LONA.

CADASTRE-SE

Recebas as notícias em primeira mão.