notícia-diversidade

UNICID

|

Notícias

16 de agosto de 2021

Estudantes e professores de Medicina promovem reflexões sobre diversidade no ambiente universitário

Compartilhar

Reconhecido por oferecer uma formação ética e humanística, o curso de Medicina da UNICID conta com diversas iniciativas que valorizam a diversidade e a inclusão no ambiente universitário.

Como parte desses projetos, no dia 17 de junho ocorreu o debate Como os estudantes se mobilizam para um futuro mais coletivo e diverso, promovido pelo Programa de Desenvolvimento Docente do curso, que colocou em pauta as maneiras como o tema tem sido abordado com a comunidade acadêmica.

“A ideia foi integrar professores e estudantes em torno do tema e pensar em como aumentar a sensibilização e conhecimento sobre a diversidade, ampliando sua inserção de modo estruturado no currículo da graduação da UNICID, já que tradicionalmente os cursos de Medicina contam com pouca representação de minorias sociais”, destaca o professor Luis Fabio Dimov, docente do curso.

“Considero de extrema importância incentivar e apoiar essa discussão e a reflexão entre professores e estudantes de Medicina. Não apenas em relação à necessidade de qualificação da formação técnica e humana no cuidado das minorias, mas também por se tratar de uma questão de construção de cidadania”, destaca a Profa. Dra. Denise Ballester, coordenadora do curso.

“Nosso curso que já tem uma base mais humanizada como um diferencial. Isso ampliaria a inclusão que se faz necessária e deve ser pensada em todos os âmbitos, principalmente no cuidado e preservação da saúde como um todo”, destaca a professora Sonia Maria, docente do curso.

O evento contou com a participação de três coletivos organizados por estudantes do curso: Isis (feministas), Maria Odília (Negros) e Marsha (LGBTQIA+).

“Tenho 70 anos e percebo necessária a desconstrução de preconceitos e automatismos que carregamos pelos tempos. Medicina é uma ciência humana e deve cuidar da diversidade dos humanos”, aponta o professor Helio Loterio, também docente do curso.

Conheça mais sobre os coletivos formados pelos alunos:


Marsha

O Coletivo LGBTQIA+ Marsha da Medicina UNICID é um espaço de inclusão, escuta, acolhimento, aprendizagem e luta para que alunes, professores e convidades possam debater, aprender e sentirem-se segures em compartilhar qualquer tipo de experiência e vivência.

Durante a formação médica é importante que a saúde LGBTQIA+ seja discutida, aprendida e ensinada conforme suas especificidades, visto que é importante trazer um cuidado integral que enxergue questões de gênero e sexualidade no cuidado, uma vez que grande parte da população LGBTQIA+ ainda se encontra em situação de vulnerabilidade e marginalidade.


Maria Odília

O Coletivo Negro Maria Odília da Medicina UNICID é um espaço de resistência que tem o objetivo de acolher e questionar tudo o que envolve a formação acadêmica, no meio médico e na sociedade em geral.

Considerando que 75% da população que vive em extrema pobreza é preta ou parda e que essa parcela utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS), é indispensável que a formação médica seja composta por matérias que tratem a especificidade da saúde da população negra.

O Coletivo atua para que estudantes da UNICID se formem e sejam profissionais empáticos e que ajam em prol da igualdade racial. Em primeiro lugar, é um espaço criado por negros para negros. Porém, todas as pautas discutidas são abordadas no Coletivo, e por isso é importante ele ser composto por brancos, já que o espaço é majoritariamente branco.


Isis

O Coletivo Feminista Ísis da Medicina UNICID é um espaço de debate sobre o espaço e papel das mulheres na formação acadêmica, no meio médico e na sociedade em geral. Discussões como as que o Coletivo Ísis traz são importantes em todos os âmbitos sociais. Diariamente, vê-se relatos de mulheres que sofreram abusos, assédios e discriminações apenas pelo fato de serem mulheres.

Diante deste cenário, é mais do que urgente capacitarmos médicas e médicos conscientes e sensíveis à pauta feminista. E é por essas razões que lutamos no Coletivo Ísis, para que estudantes da UNICID se formem e sejam profissionais empáticos e que ajam em prol da igualdade de gênero.


Comitê de Direitos Humanos

Desde 2016 a UNICID conta com o Comitê de Direitos Humanos, que promove ações afirmativas e de combate a qualquer discriminação em relação a raça, cor, gênero, nacionalidade, etnia, idioma, religião, idade, opinião política ou outra condição.

O reitor da Universidade, Prof. Dr. Luiz Henrique Amaral, destaca a importância da presença do tema na Instituição e no curso. “É indispensável a discussão destas questões, sendo muito valiosa essa iniciativa dos discentes e docentes do curso de Medicina, promovendo reflexões para a reafirmação do respeito à diversidade”.


Denúncia e apoio

Foi vítima de assédio, fraude ou discriminação? Você pode entrar em contato com o Canal Seguro, uma ferramenta para identificação e combate de desvios de comportamento na nossa Instituição.

Todas as denúncias registradas são recebidas por uma empresa independente e especializada, garantindo assim confidencialidade, isenção e imparcialidade no tratamento do seu caso.

O Curso de Medicina da UNICID ainda conta com o Núcleo de Apoio ao Estudante – NAE, que oferece escuta e acolhimento individualizado aos estudantes com demandas pedagógicas ou psicológicas, dando os encaminhamentos necessários.

Você pode entrar em contato pelo e-mail naeunicid@gmail.com.

Ultimas Publicações


Compartilhar

Copiar Link

O link foi copiado para a área de trasferência.
Agora é só colar onde quiser.