meninas-na-ciencia

UNIFRAN

|

Notícias

25 de outubro de 2021

Meninas na Ciência: projeto promove palestra sobre participação de alunas de escolas no meio acadêmico

Compartilhar

Os Programas de Pós-graduação da UNIFRAN promovem no dia 26 de outubro o Projeto Meninas na Ciência. A iniciativa visa atrair alunas do ensino básico para o Programa PIBIC-EM e para cursos de graduação da instituição.

Quarenta meninas de três escolas do ensino básico de Franca que possuem colaborações com a UNIFRAN serão guiadas em um tour pelos pós-graduandos para conhecerem um pouco mais sobre as linhas de pesquisa e infraestrutura da universidade.

A programação ainda receberá, às 14h, a palestrante Gabriella da Silva Mendes, fundadora do “Projeto Meninas na Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)”. A doutoranda contará sobre o projeto, que nasceu em meados de 2018, com o objetivo de incentivar meninas que ainda estão em idade escolar a conhecerem várias áreas científicas, quebrando estereótipos e estimulando a reflexão sobre a desigualdade de gênero.

O evento será encerrado com a explanação do professor da UNIFRAN, Daniel dos Santos, que apresentará o Programa de Bolsas PIBIC-EM. O encontro é destinado para meninas selecionadas escolas, mas também será transmitido pelo canal do YouTube Extensão UNIFRAN.

“O Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência foi instituído em 2015 pela Assembleia das Nações Unidas e passou a integrar o calendário de eventos da Fundação em 2019. Desde então, buscamos trazer formas de incentivar a presença das mulheres no mundo acadêmico e desta forma contribuir e até tentar reduzir as disparidades de gênero, ainda mais com essas alunas do ensino básico da região”, destaca a Profa. Dra. Kátia Jorge Ciuffi, reitora da UNIFRAN.


*Sobre o PIBIC-EM

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica é um programa financiado pelo CNPq que distribui bolsas de estudo para estudantes do Ensino Médio graduação. Os bolsistas do PIBIC-EM sob a orientação de professores e pesquisadores da Universidade recebem formação complementar que os prepare para a atividade de pesquisa.

Ultimas Publicações


Compartilhar

Copiar Link

O link foi copiado para a área de trasferência.
Agora é só colar onde quiser.