Odontologia 4 – visita asilo

UNIVERSIDADE POSITIVO

|

Notícias

24 de junho de 2022

Alunos de Odontologia participam de ação no lar de idosos Vida Plena

Compartilhar

A visita objetivou capacitar cuidadores e enfermeiros nos cuidados bucais dos idosos

No último sábado, dia 18/06, estudantes do curso de Odontologia da UP participaram de uma ação social no Lar de Idosos Vida Plena. O objetivo foi capacitar cuidadores, enfermeiros e orientá-los sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal dos idosos para a qualidade de vida.   

Os assuntos abordados foram: perda dentária, doença periodontal, cárie dental, prótese dentária e lesões bucais.  

“Essas ações práticas buscam levar alunos para aprender e falar das causas, higienização, tratamentos, realização dos autoexames e, ainda, dar dicas de prevenção para esses idosos que dependem dos cuidadores”, explicou o professor do curso, Acir José Dirschnabel.   

Ainda no lar, observou-se que muitos idosos usam prótese dentária. “Durante o sono, não é recomendado utilizar a prótese; o ideal é deixá-la dentro de um copo com água, até mesmo para higienizá-la”, explicou a professora Milene Albini, que também participou da ação.  

Para Roberto Hilgemberg (aluno do 7º período), essas visitas diferem dos atendimentos realizados na UP. “Na clínica, os idosos procuram o local e aqui, nós vamos ao encontro deles, já que não possuem mobilidade para ir até a clínica. Com isso, conseguimos detectar um problema que as cuidadoras não conseguem, e isso é muito gratificante. Foi o caso de uma senhora que estava com a prótese solta”, ressalta.   

“Atividades como essas representam uma excelente oportunidade para os estudantes vivenciarem na prática a educação em saúde e prevenção bucal. Além de reforçarem a importância da atuação pautada em uma visão mais humanizada”, finaliza o professor Herbert Koch Filho, que também auxiliou a atividade.  

A casa, que fica no bairro São Brás, recebeu cerca de 25 alunos que, além de examinar os internos, também distribuíram kits de Educação em Saúde Bucal. A instituição possui três lares na região, com 15 internos cada, todos com mais de 10 anos morando nesses locais.

Na semana anterior, cerca de 35 alunos fizeram uma ação semelhante com aproximadamente 90 idosos no Lar dos Idosos e Centro Dia Recanto do Tarumã, sob a orientação do professor João Zielak.

Confira as fotos



Ultimas Publicações


Compartilhar

Copiar Link

O link foi copiado para a área de trasferência.
Agora é só colar onde quiser.