UNIFRAN-eventos-

UNIFRAN

25 de maio de 2023

Pesquisadores da UNIFRAN participam do Instituto Nacional de Fotônica

Grupo de pesquisadores que faz parte do INFO é formado por professores doutores da UNIFRAN

Na última semana, nos dias 18 e 19 de maio aconteceu o encontro do Instituto Nacional de Fotônica, em Ribeirão Preto/SP. O INFO é formado por instituições compostas por grupos de pesquisadores, com o objetivo de expandir a pesquisa, inovação e educação em fotônica, que é definida como ciência e tecnologia da luz.

A fotônica está em todos os lugares no nosso dia a dia, sistemas fotovoltaicos baseados em luz solar, comunicações ópticas, saúde, aparelhos de DVD e telefonia celular.

A UNIFRAN faz parte das 21 instituições associadas ao programa, e foi representada na reunião pelo Prof. Dr. Eduardo J. Nassar, que apresentou as linhas de pesquisas realizadas na universidade relacionadas a luz. Também faz parte do grupo de pesquisa da Unifran o Prof. Dr. Lucas A. Rocha.

“As linhas de pesquisa associada ao INFO e desenvolvidas pelos pesquisadores na UNIFRAN estão relacionadas à síntese e caracterização de materiais emissores de luz utilizando para isso o processo sol-gel e os íons lantanídeos para obtenção de matrizes luminescente com aplicações em biomarcadores, sensores ópticos e conversores de radiação solar em painéis fotovoltaicos. Sendo esse o último tema apresentado na COP 27 realizada em novembro de 2022 no Egito a convite do governo brasileiro.” explica o prof. Eduardo Nassar.