aula-magna-felicidade

CRUZEIRO DO SUL VIRTUAL

10 de abril de 2024

“Felicidade” é pauta na formação dos nossos alunos

A Cruzeiro do Sul Vitural e o UDF iniciaram projetos com o objetivo de promover o bem-estar e a qualidade de vida para toda comunidade acadêmica.

Ser Feliz! Eis um objetivo comum a todo ser humano, não é mesmo?

E o que nos impede de aprender ferramentas que nos auxiliam a ser mais Feliz?

Nós entendemos que essa deve ser uma pauta no ambiente acadêmico e desde 2017 o Projeto de Extensão do UDF, Gotas de Amor, promove um curso de extensão que tem como objetivo ofertar conhecimentos e estratégias para o florescimento humano, que possam contribuir para aumento no nível de contentamento, bem-estar e significado de vida.

Em 2020, a Cruzeiro do Sul Virtual iniciou uma série de iniciativas com o objetivo de promover o bem-estar e a qualidade de vida para seus professores, funcionários e alunos. Seguindo essa linha, em 2021, foi criado o NUBEM (Núcleo de Saúde e Bem-estar), uma expansão desses esforços para fornecer cuidados mais abrangentes e uma variedade maior de ações. A partir dessa iniciativa, uma parceria de grande sucesso se formou entre a UDF, Gotas de Amor e Nubem onde foram ofertados cursos, workshops e eventos com essa temática tão relevante.

Neste semestre foi ofertado o curso de extensão “Felicidade: Torne-se o Designer da sua Vida”. Foram 14 encontros com duração de duas horas, onde tratamos assuntos como: Conceitos e aplicações sobre Felicidade e Florescimento Humano; Autoconhecimento; Auto Estima; Forças  de Caráter e Virtudes Humanas; Gratidão e Otimismo; Autorrealização, Sentido e Propósito de Vida; Engajamento (Flow e Mindfulness); Inteligência Emocional e Emoções Positivas; Inteligência Positiva, Sabotadores e Crenças; Inteligência Social: Construindo relacionamentos saudáveis para o bem estar; Compaixão e Empatia; Comunicação Não Violenta; Gestão de Tempo. Esta edição foi ofertada para estudantes de toda rede Cruzeiro do Sul, em parceria com o Nubem. 442 estudantes chegaram na reta final do curso.

A estudante do primeiro semestre do curso de Marketing Digital da Cruzeiro do Sul, Camila Muniz, relata que o curso “Felicidade Torne-se Designer da Sua Vida” tem impactado significativamente a sua vida. “Antes de me matricular neste curso, estava sobrecarregada pela ansiedade e pelo medo de não conseguir acompanhar a rotina acadêmica. No entanto, as técnicas que aprendi neste curso, incluindo práticas de respiração, reorganização dos pensamentos e momentos de gratidão, entre outras, foram verdadeiros aliados na superação desses desafios mentais. Acredito que este curso foi um presente de Deus, pois transformou quem eu era. Minha vida está completamente diferente agora, e sou profundamente grata por essa mudança. Desejo que essa oportunidade continue a impactar positivamente a vida de muitos outros estudantes, assim como fez com a minha.”

A estudante Yona Therezinha S. Esashika, do 1º semestre de Psicopedagogia, que acompanha o curso do Japão, cidade Hamamatsu traz o seguinte relato: “Percebo que este curso é muito importante para nossa jornada universitária, pois propicia um hiato de muita alegria na nossa caminhada acadêmica. Apesar do Japão ser muito diferente do Brasil (cultura, costumes e língua) vejo que é possível praticar todos os tópicos do curso, primeiramente me aperfeiçoar como ser humano, sendo agente desta transformação fazendo diferença no meu entorno, dando a minha contribuição para um amanhã melhor para todos nós.”

A Profa. Suliane Rauber, idealizadora do Projeto Gotas de Amor e do Curso de Felicidade, enfatiza a importância de ações de promoção da saúde socioemocional no ambiente universitário, de modo a proporcionar aos estudantes uma experiência significativa no ensino superior e prevenir o adoecimento. Mas mais do que isso, ajudar o estudante a se conhecer, desenvolver habilidades e competências intra e interpessoais e encontrar estratégias de enfrentamento a situações desafiadoras na jornada acadêmica e na vida. Não basta formar bons profissionais tecnicamente se eles saem da graduação adoecidos.

A Professora Nilza, coordenadora do Núcleo de Saúde e Bem-Estar da Cruzeiro do Sul Virtual, enfatiza a importância do cuidado com a saúde física e mental, destacando que este aspecto é tão crucial quanto à educação formal buscada pelos estudantes ao ingressarem na universidade. Ela ressalta a visão do ser humano como um todo integrado, onde todos os aspectos são essenciais para uma formação completa. Para ela, é extremamente gratificante constatar o impacto positivo que este enfoque tem na vida de tantos alunos.