NOTÍCIAS

educacional | 8 de junho de 2021

O que é um polo de faculdade a distância?

Você sabe o que é um polo de faculdade a distância? Caso não, chegou a hora de descobrir tudo sobre os polos. Como estudante de um curso EAD, ele será muito importante para o seu contato direto com a instituição. Confira! 

Polo faculdade a distância: o que é?

Precisa resolver questões como matrícula ou receber qualquer tipo de atendimento presencial, mas sendo um aluno do EAD? É no polo que você irá encontrar as soluções. 

O polo de faculdade é um local credenciado pelo MEC (Ministério da Educação) voltado para atividades pedagógicas, como aulas práticas e aplicação de provas, e também administrativas dos cursos a distância. Além disso, é lá que os alunos podem ter acesso a bibliotecas, salas de aula e laboratórios, por exemplo. 

Os encontros no polo com os professores e a turma acontecem de vez em quando – muitas vezes, não sendo obrigatórios. 

Saiba como encontrar polos de faculdades a distância

A Cruzeiro do Sul Virtual, instituição que oferece bolsa de estudo a ingressantes e egressos, conta com mais de 1.200 polos de faculdade pelo Brasil e no exterior. Acesse o site e selecione “A Cruzeiro do Sul” no menu superior. Depois, vá em “Nossos polos”. Para encontrar o polo mais perto de você, basta ativar essa opção. 

Outra alternativa é selecionar país, estado e cidade, ou ainda pesquisar somente pelo nome da cidade no buscador. Você verá que a Cruzeiro do Sul Virtual tem um polo até mesmo no Japão! Incrível, não é?

Ao clicar em um polo, você pode conferir todas as informações necessárias: endereço, horário de funcionamento, telefone, modalidades de ensino aceitas e tipos de cursos, como graduação, pós-graduação, cursos livres, cursos de idioma, cursos técnicos e preparatórios. 

Como funciona o ensino a distância?

Não tem mistério! Funciona basicamente assim: as aulas acontecem em um ambiente virtual de aprendizagem, o qual seu acesso será liberado logo depois da matrícula. É por lá também que você poderá fazer provas, atividades e interagir com os professores e a turma – exceto quando for ao polo. 

Com as pessoas aderindo cada vez mais ao EAD, novas ferramentas e recursos tecnológicos que facilitam a aprendizagem foram desenvolvidos, o que torna tudo mais dinâmico. Além disso, você tem mais flexibilidade de horário para conciliar os estudos com o trabalho e outras atividades do dia a dia. 

Isso sem falar na economia, pois os cursos a distância costumam ser mais em conta do que os presenciais, mas sendo igualmente reconhecidos pelo MEC. Outra economia é de tempo, pois você não precisará mais se deslocar até a instituição todos os dias.

Gostou deste conteúdo? Aproveite para conhecer mais detalhes sobre faculdade a distância e dê o primeiro passo para uma grande carreira!

CADASTRE-SE

Recebas as notícias em primeira mão.