vvvvvvvvvvvv

UNIVERSIDADE POSITIVO

8 de julho de 2021

Jovens Talentos do Design da UP participarão de semana de imersão em SP

Três alunos e uma egressa da Universidade Positivo são finalistas no Prêmio Design Jovens Talentos 2021, um dos maiores concursos de design do Brasil. Não é espetacular?

Não é só isso, eles participarão ainda neste mês de julho de uma imersão em São Paulo, uma experiência exclusiva para os finalistas, e os vencedores serão conhecidos em novembro, quando será a cerimônia de premiação.

Para participar do prêmio, que atrai anualmente milhares de alunos e recém-formados de todo o território nacional, eles desenvolveram propostas para atender ao tema “Como criar móveis que causem um verdadeiro impacto e transformação na vida das pessoas?”.

Pela categoria “Estudante”, nossos finalistas são Maria Eunice de Souza e Renata Albini Walter, do Curso de Design, e Gustavo Oscar Righetto, de Design de Produto, todos do segundo ano. Entre os finalistas da categoria “Recém-formado”, Suellen Mosson (Design de Produto) é a nossa representante.

Eles foram orientados pelo Prof. Me. Alexandre Oliveira, na disciplina Soluções em Design: Habitar, e enfrentaram o grande desafio de, com as aulas acontecendo remotamente, terem de materializar o móvel no tamanho real ou em escala.

“Desenvolver um móvel do início ao fim de forma remota é algo que exige muito trabalho e disciplina”, comentou o professor, destacando que uma de suas maiores preocupações foi o processo metodológico. “Passamos por todo o processo de pesquisa, análise e desenvolvimento, até modelos eles fizeram (cada um em sua casa)”, explicou.

Para o orientador, foi importante poder prestar atendimento individual, projeto por projeto, pois houve pontos sobre os quais eles ainda não haviam pensado e que tiveram que ser resolvidos ou questionados.

No evento de imersão, os finalistas participarão de uma série de atividades, com palestras, workshops, etc., que os ajudarão no desenvolvimento de seus projetos.

“Será uma semana de muito aprendizado para todos; eles estarão em contato com profissionais da área para trabalhar em cima do projeto”, disse Alexandre, esclarecendo ainda que a fase de desenvolvimento final é muito importante por proporcionar adequações e resolução de questões de produtividade, mesmo que o projeto seja considerado perfeito. “Quero parabenizar a todas as turmas que orientei para esse projeto”, conclui.

Embora esteja programada para a terceira semana de julho, a fase de imersão pode ser alterada de acordo com as orientações do Governo do Estado em razão da pandemia no novo coronavírus e, por isso, ter como alternativa a presença on-line.

Sobre o Prêmio Design Jovens Talentos:
O Prêmio Design Jovens Talentos tem o intuito de contribuir com a formação dos jovens designers brasileiros, aproximando-os do mercado de trabalho e promovendo a habilidade individual para o desenvolvimento de produtos adequados à nossa realidade social, cultural e tecnológica. O prêmio acontece desde 2006 e nos últimos anos atinge aproximadamente mil participantes por edição, alunos e alunas de todo o Brasil dos cursos de Design, Design de Produto, Design de Interiores e Arquitetura e Urbanismo.

Veja mais informações sobre o prêmio em: premiodesign.com.br