estudantes-universidade-positivo-sebrae-jornalismo-premio (1)

UNIVERSIDADE POSITIVO

|

Notícias

17 de setembro de 2024

UP é finalista do Prêmio Sebrae de Jornalismo 

Compartilhar

Série produzida por alunos concorre na categoria Jornalismo Universitário 

Doze estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Positivo (UP) aguardam ansiosamente pelo dia 28 de setembro, quando ocorre a Feira do Empreendedor. É que nessa data será divulgado o resultado da categoria Jornalismo Universitário do Prêmio Sebrae.

O grupo de alunos é finalista com a série As Se7e: A Arte de Empreender. Por enquanto, eles vivem a expectativa e comemoram o fato de estarem na lista de melhores trabalhos do Paraná. Os vencedores vão disputar as etapas regional sul e nacional.  

A série destaca como o setor cultural gera negócios e empregos, mostrando exemplos de atuações nas sete artes clássicas: Arquitetura, Escultura, Pintura, Música, Dança e Teatro, Literatura e Cinema.

A produção envolveu muita dedicação, já que os estudantes envolvidos – Ana Bavutti, Elis Paes, Gadiel Oliveira, Izabella Machado, Jade Domingues, Jasmini Oliveira, Jefferson Ribeiro, Laura Zanoni, Maria Antônia Santos, Mariana Godoy, Nathan Gonçalves e Yasmin Luz – realizaram todo o processo de apuração, captação de imagens e edição dos vídeos.  

Aprendizado prático

Para Izabella Machado, foi um processo de aprendizado importante para a evolução profissional dos alunos, que são sempre incentivados pela professora Katia Brembatti a participarem dessas ações. Izabella escolheu cursar Jornalismo por gostar de ouvir histórias, e a iniciativa foi uma oportunidade para conhecer o trabalho de várias pessoas e dividir essa experiência com colegas de diferentes períodos.

Elis Paes comenta que “foi desafiador e muito satisfatório fazer parte desse projeto. Ser finalista é muito gratificante, é bom ter o reconhecimento por algo feito com tanto esforço e dedicação!”. 

A lista de entrevistados inclui os seguintes convidados:

– Abrão Assad, responsável por diversos projetos icônicos em Curitiba, como o Jardim Botânico
– Marilene Ropelato, artista plástica
– Marcelo Rizzi, luthier (artesão que fabrica instrumentos musicais)
– George Sada, fundador de escola de teatro Cena Hum
– Bárbara Tanaka e Guilherme Conde, proprietários da livraria e editora Telaranha
– Val Grzyb, artista plástica e dona de um ateliê de artes
– Jordão Pires e Arthur Santarosa, fundadores da produtora Void Films

Cada uma a sua maneira, os convidados mostram a economia circular, a geração de renda e como o meio artístico é capaz de movimentar o setor financeiro com baixo impacto ambiental e muito agito cultural.  

A cobertura cultural é uma das principais áreas de atuação do curso de Jornalismo da UP, como o Festival de Curitiba e o Olhar de Cinema, que contam com intensa participação de estudantes. A professora Katia Brembatti, que coordenou a série, é também docente da disciplina de Jornalismo Cultural, Esportivo e outros nichos.

Ela destaca as oportunidades de aprendizado e de contato com o mercado durante essas ações, uma vez que estudantes passam a conhecer e ser conhecidos pelas principais fontes da cena artística. O material contou com edição final de Ana Hudzinski e com a colaboração de estudantes de Design da UP, responsáveis pela identidade visual. 

Confira a produção dos estudantes no canal da TV Teia no YouTube:  

Ultimas Publicações


Compartilhar

Copiar Link

O link foi copiado para a área de trasferência.
Agora é só colar onde quiser.