Nuclear energy atom

CRUZEIRO DO SUL

17 de junho de 2020

Professor da Cruzeiro participa de Workshop realizado por universidade de Nova Iorque

O Prof. Dr. João Pacheco Mello participou dia 06 de junho do “Workshop on Pion and Kaon Structure Functions at the EIC” realizado pela Universidade Stony Brook de Nova Iorque. Na ocasião o professor apresentou seu trabalho sobre méson pi, uma partícula elementar que é responsável pela estabilidade da matéria.

O evento faz parte de um série de workshops e congressos que visa, principalmente, trazer projetos e ideias para estudiosos teóricos e experimentais da física de partículas, sobre as possibilidades do novo acelerador de partículas que está sendo construído nos Estados Unidos, no laboratório Thomas Jefferson, na Virgínia, o “Electron – Ion – Collider – EIC, Center at Jefferson Lab., TJLAB”.

O evento foi exclusivo para pesquisadores convidados, estiveram presentes pesquisadores de todo o mundo com importantes pesquisas na área. Foram apresentados vários projetos e possibilidades de experiências a serem realizados no EIC; assim como teorias e modelos em busca de comprovação experimental.

O convite para participar do evento demonstra que a física de partículas elementares feita no Brasil é competitiva a nível internacional. Os membros do laboratório LFTC da Cruzeiro do Sul/UNICID são sempre convidados para participar de congressos e workshops internacionais e grupos de discussão, tanto no Brasil, como no exterior, evidenciando seu reconhecimento pela comunidade de pesquisadores internacionais.

A pesquisa apresentada pelo professor faz parte do trabalho realizado em colaboração com Frederico, professor do ITA; com o Professor Chueng -R. Ji, da Noth Caroline State University, NCSU, USA; o Professor Ho-Meoyong Choi, (Kyungpook University, South Korea), e com o seu aluno de doutorado Jurandi Leão.

O objetivo principal de seu trabalho é entender a estrutura subatômica das partículas elementares em termos de seus constituintes fundamentais. O estudo da física das partículas elementares é de extrema importância para se entender o universo, em escalas micro e macroscópicas, ou seja, de que é feito o nosso universo e como se dá as forças que agem nele.

Aberto a comunidade o evento pode ser assistido por todos os alunos e interessados pelo tema, sua realização on-line possibilitou uma maior participação, pois os alunos não precisaram se deslocar e puderam ter acesso a palestras e discussões de um nível elevado.