UNIPÊ

|

Notícias

26 de setembro de 2018

Professora Ana Flávia fala sobre os desafios da educação na Paraíba

Compartilhar

“Mas o tempo e as circunstâncias são relevantes e não se cuidará de apenas fazer para mostrar, mas sim, em primeiro lugar, de mostrar que se pode fazer” (Afonso Pereira).

Fazer a diferença na educação superior, muito mais do que dedicação, exige persistência e coragem. No Brasil, há diversas realidades quando o assunto é o mercado educacional. Conforme o relatório “Education at a Glance” de 2017, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil apresenta uma proporção de 17% de jovens adultos (25 a 34 anos de idade) com o ensino superior completo. Esses dados demonstram que manter e conquistar esse jovem para fazer a diferença no mundo é um desafio cada vez maior. Desafio este que conhecemos de perto.

As palavras de Afonso Pereira, utilizadas para iniciar este texto, demonstram que o tempo e as circunstâncias podem, sim, mostrar que podemos fazer. Fazer mais e fazer melhor. Fazer a diferença. Foi acreditando nisso que o Unipê surgiu e caminhou nos últimos 47 anos. Sonhada por seis amigos, essa instituição impactou sobremaneira a forma de fazer educação na Paraíba. Acreditamos que a educação é a base de um mundo melhor, por isso formamos mais de 50 mil profissionais; aumentamos a qualidade do mercado educacional e da educação; mudamos o mercado de trabalho local, entregando uma mão de obra cada vez mais refinada e qualificada. Trabalhamos cumprindo nosso papel e, sem olhar para trás, podemos seguir em frente na certeza de que chegamos aonde pretendíamos chegar.

O legado construído até aqui por todos nós é motivo de orgulho, pois foi construído por meio de atitudes que transformaram não apenas a educação, mas também a sociedade, pois conseguimos, junto a isso, trazer ações solidárias e inclusivas, persistindo, com bravura, esse sonho de fazer a diferença por meio deste Centro Universitário. Esse legado continua, pois muito ainda há a ser feito, mas não dá para olhar para trás e não sentir orgulho de onde o Unipê chegou. Toda a comunidade acadêmica, formada por mais de 18 mil pessoas, é parte disso.

Foi a partir da ousadia do ideal de fazer a diferença na educação do estado que o Unipê se transformou em uma instituição de referência no Norte-Nordeste, iniciando e fechando ciclos que mudaram e muito a forma de se pensar o ensino superior. Ciclos que não foram fáceis, nem continuarão sendo, mas que seguirão fazendo a diferença na educação deste país, que ainda precisa andar bastante.

Fecha-se um ciclo, mas, assim como nos últimos 47 anos, muitos outros serão abertos, pois o Unipê ainda tem muito a contribuir nas mudanças ainda tão necessárias para o futuro deste país.

Deixo o Unipê após sete anos à frente dessa instituição na certeza de que muito caminho ainda há pela frente. Entrego a batuta ao Prof. Dr. Renato Padovese, diretor acadêmico da Cruzeiro do Sul Educacional. Ele, com certeza, levará com maestria essa instituição para uma onda de desenvolvimento e crescimento. Deixo, também, o Brasil, país que me acolheu, e volto para os Estados Unidos, onde tenho cidadania e uma família que me espera.

Antes de tudo, acredito na importância da educação, por isso me dediquei ao Unipê por tanto tempo, porque acredito nisso que fazemos aqui. Então voltarei a me dedicar aos meus estudos com afinco, para me atualizar de tudo o que está acontecendo ao redor do mundo. E é essa mensagem que eu deixo para vocês: estudem sempre, atualizem-se, continuem fazendo a diferença!

[su_youtube url=”https://youtu.be/VT-Rliyg4Kc” width=”1200″ height=”680″]

Ultimas Publicações


Compartilhar

Copiar Link

O link foi copiado para a área de trasferência.
Agora é só colar onde quiser.