Professora Sandra e seu livro no evento

UNICID

25 de outubro de 2019

Professora Sandra Ferreira lança livro no XIV Congresso Nacional de Educação

A Profa. Sandra Ferreira, dos Programas de Pós-Graduação Formação de Gestão Educacional (PPGP-GE) e Educação (PPGE), lançou em Curitiba o seu livro “Avaliação das Aprendizagens para Professores da Educação Superior”. O lançamento aconteceu entre os dias 16 e 19 de setembro no XIV Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, que abrigou também o V Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação – SIRSSE e o VII Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO). O evento ocorreu na PUCPR e contou com a participação de 3500 profissionais da educação básica e superior.

Segundo a Profa. Sandra, o livro é uma obra voltada para professores universitários de qualquer área do conhecimento que se propõem a discutir as diferentes dimensões que abarcam a avaliação realizada por professores e professoras em sala de aula: “a proposta é oferecer ao leitor uma visão ampliada, por meio de um olhar flexível, que possibilite compreender os macro efeitos – advindos das políticas públicas – e os micro efeitos – advindos das definições curriculares – como norteadores das ações que impactam o espaço da sala de aula. O objetivo desta obra é oferecer fundamentação teórico-prática para que o (a) professor (a) assuma o controle desses impactos, avaliando para além do medir e punir, tornando-a aliada do processo de aprendizagem e formação de seus alunos”, explica.

Ela também esclareceu que no âmbito da prática da sala de aula, o livro se propõe a ultrapassar as considerações teóricas e contribuir para o cotidiano dos docentes, ampliando informações, oferecendo ideias e abrindo um novo leque de significados para a ação de avaliar. “A pós-graduação produz diferentes investimentos, em pesquisas, para o aperfeiçoamento da ação docente em sala de aula. Esse livro é uma oportunidade de reunir e apresentar os resultados de diferentes trabalhos realizados ao longo de uma trajetória de mais de 25 anos na área de Avaliação Educacional”, finaliza.