arquitetura-fsg

FSG

|

Notícias

19 de fevereiro de 2021

Professoras de Arquitetura e Urbanismo representam a FSG em Conselho Municipal

Compartilhar

Reconhecida pelo protagonismo em diversas esferas da sociedade, a FSG segue conectada com as demandas da região.

As professoras Paula Nader Rodrigues e Taísa Festugato, docentes do curso de Arquitetura e Urbanismo, irão representar a Instituição na nova gestão do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural – COMPAHC de Caxias do Sul, no período de 2021 a 2023.

E para iniciar o planejamento das atividades, no dia 4 de fevereiro a professora Paula participou de um encontro com a arquiteta Rosana Guarese, coordenadora da Divisão de Patrimônio Histórico e Cultural – DIPPAHC do Município. A reunião definiu que o curso irá contribuir com o órgão por meio de material produzido pelos alunos durante a disciplina de Técnicas Retrospectivas, referente ao Patrimônio Histórico do município.

A proposta é levar os acadêmicos a campo para o levantamento de edificações históricas relevantes na formação da cidade. O grupo trabalha na mediação das edificações, representação, fotografias, levantamento das patologias e proposição de restauro.

Essas edificações são escolhidas pela docente, o que pode ser feito, inclusive, em conjunto com o DIPPAHC, de modo a colaborar com as demandas diagnosticadas.  


Sobre o COMPAHC

Desde 1979, o Conselho colabora com a administração municipal em assuntos relativos ao patrimônio histórico e cultural da cidade.

Neste sentido, cabe a inclusão ou a exclusão de bens, analisados individualmente ou a partir de conjuntos urbanos de valor histórico, emitindo-se pareceres em processos. 

Entre os membros, há representantes da própria administração e de entidades não governamentais – a FSG é solicitada a designar um membro titular e um suplente, ambos com papel fundamental nas discussões.

Ultimas Publicações


Compartilhar

Copiar Link

O link foi copiado para a área de trasferência.
Agora é só colar onde quiser.