destaque-arquitetura

UNIPÊ

|

Notícias

17 de março de 2020

Projeto do curso de Arquitetura e Urbanismo é selecionado por programa de fomento

Compartilhar

O produto “Projeto e execução de um protótipo de Banheiro Público”, desenvolvido no curso de Arquitetura e Urbanismo do UNIPÊ, foi um dos aprovados para a fase de contratação do Programa Centelha-PB, iniciativa de diversos órgãos nacionais que é executada na Paraíba pela Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia (SEECT) e pela Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq).

Com a proposta de estimular a criação de empreendimentos inovadores, o Centelha-PB selecionou 28 projetos para a fase de contratação – o grupo do UNIPÊ foi o 21º colocado.

O Prof. Me. Bruno Moreira, docente da graduação em Arquitetura e Urbanismo e coordenador do projeto, explica que serão liberados recursos financeiros para construção de um protótipo MVP (Mínimo Produto Viável) de baixa fidelidade, próxima etapa a ser executada. “Além disso, o Programa vai proporcionar uma série de formação para transformar o projeto em um modelo de negócio financeiramente sustentável”, diz.

A equipe do projeto foi composta, além do professor Bruno, pelas alunas Angela Carine Elias de Souza, Marina Lacerda Suassuna Dutra e Andressa Neves Ayres de Albuquerque.

Participação no Centelha

Ao tomar conhecimento do Centelha durante uma palestra promovida no UNIPÊ, o professor lançou em sala de aula um desafio para o desenvolvimento do projeto de um banheiro público para as praias de João Pessoa. “Foram projetadas 45 versões de potenciais propostas, além de pesquisadas diversas possibilidades de materiais construtivos, fornecedores e orçamentos”, explica o docente.

Já o grupo de pesquisa e extensão Escola de Arquitetura do Futuro contribuiu com a análise do tema relacionado aos banheiros públicos e no desenvolvimento da problemática da salubridade urbana, permitindo estruturar uma base sólida a partir da qual foi construída a argumentação teórica, que serviu de base para alavancar o resultado no processo seletivo.

A proposta não apenas desenvolve em sala de aula propostas de solução para um desafio real da cidade, mas também fortalece os laços entre o meio acadêmico e o universo das startups. Além disso, estimula os alunos a participarem de concursos e processos seletivos.

“O prêmio confirma o compromisso de mais de 20 anos de curso de Arquitetura e Urbanismo do UNIPÊ com a sociedade paraibana e mostra que nossas linhas de trabalhos, enraizadas nos ateliês de projetos, estão correspondendo às atividades vitoriosas do mercado de trabalho. Ou seja, o prêmio é uma constatação”, destaca a Profa. Me. Deborah Kishimoto, coordenadora da graduação. 

Arquitetura e tecnologia

Como as demais áreas, os mercados da arquitetura e construção têm passado por grandes mudanças com o crescimento dos recursos tecnológicos. “Isso tem gerado ansiedade nos alunos. Nesse sentido, é importante integrar o curso com o ecossistema do empreendedorismo e das startups, apontando novas possibilidades para os futuros profissionais”, explica o professor Bruno.

“A relação estreita da arquitetura com a inovação está no DNA do arquiteto urbanista, principalmente nos estudantes, que por vezes chegam antenados com muitas novidades tecnológicas”, aponta a professora Deborah.

Um dos diferenciais da graduação em Arquitetura e Urbanismo do UNIPÊ é a relação da área com a inovação, o que garante uma formação alinhada com as tendências do mercado. Conheça mais sobre o curso.

Ultimas Publicações


Compartilhar

Copiar Link

O link foi copiado para a área de trasferência.
Agora é só colar onde quiser.