CRUZEIRO DO SUL
|
Notícias
10 de junho de 2025
Disciplina de Projeto Integrador favorece a utilização de conhecimentos acadêmicos
Alunos dos 7º e 8º semestres de Fisioterapia participaram das aulas
O curso de Fisioterapia ofereceu a disciplina de Projeto Integrador para os alunos os alunos do 7º e 8º semestres visando favorecer a utilização de conhecimentos já adquiridos ao longo da graduação, bem como a ampliação de novos conhecimentos.
O projeto consiste em um estudo teórico e prático de situações-problema e tem como objetivos compreender a graduação como um momento de formação generalista, humanista, crítica e reflexiva; compreender a importância do exercício do protagonismo estudantil e da aprendizagem autônoma; possibilitar a cada aluno, em grupo, resolver problemas e vencer dificuldades.
Neste momento da graduação, os alunos foram desafiados a montar dispositivos auxiliares em fisioterapia para que pudessem ser doados aos nossos campos de estágio curricular e/ou para pacientes em atendimento que necessitassem de um dispositivo mais individualizado.
Esta atividade contemplou o desenvolvimento de habilidades dos alunos para resolução de problemas com pensamento crítico, que uniu o conhecimento técnico com novos aprendizados.
Além disso, incentivou-se o trabalho em equipe e proatividade com compartilhamento de ideias, conhecimento técnico e coparticipação de outros profissionais.
Inicialmente, os alunos conheceram quais os dispositivos auxiliares mais comumente utilizados na Fisioterapia e que são de fácil confecção. Também conheceram as patologias que seriam abordadas para que pudessem iniciar as pesquisas de materiais e particularidades das patologias.
Em seguida, iniciaram as pesquisas e fizeram apresentação sobre as patologias e os dispositivos escolhidos. Também iniciaram a confecção dos dispositivos com materiais de baixo custo, mas com segurança para a utilização real de um paciente. Nestes momentos, preconizou-se a eficácia e segurança dos materiais, bem como as situações de utilização dos dispositivos.
Ao final, apresentaram a patologia, as particularidades e o dispositivo finalizado e, como conclusão, os dispositivos apresentados contemplavam a união entre teoria e prática, entre a patologia e o dispositivo.
Foram momentos muito ricos e importantes nos quais os alunos experimentaram novos conhecimentos técnicos e uniram a teoria à prática, com o pensamento crítico e altruísta, e finalizaram com a doação dos dispositivos para os campos de estágio e pacientes reais, cumprindo fielmente um dos objetivos da fisioterapia que é a utilização de práticas e recursos para a promoção da saúde e melhora da qualidade de vida dos pacientes.