destaque-premio-radio-tv-internet

CRUZEIRO DO SUL

21 de setembro de 2020

Produções dos cursos de Rádio, TV e Internet vencem concurso nacional

Dois trabalhos produzidos por alunos e egressos do curso de Rádio, TV e Internet da Universidade Cruzeiro do Sul foram vencedores na 13ª edição do Concurso Sílvio Tendler de Vídeos sobre Responsabilidade Social das IES.

O trabalho “Fazendo a Diferença”, sobre o Programa de Educação Especial (Proesp) da Cruzeiro do Sul, foi eleito o melhor Vídeo Institucional. Já “Mudar” venceu como melhor Videoclipe, em resultado divulgado no último dia 4 de setembro

“Esses prêmios representam mais uma importante conquista que comprova a qualidade do curso de Rádio, TV e Internet da Universidade Cruzeiro do Sul, um dos mais premiados do Brasil”, comemora o Prof. Dr. Bruno Tavares, coordenador da graduação.

Fazendo a Diferença

O vídeo “Fazendo a Diferença” mostra que mesmo em uma metrópole como a cidade de São Paulo, alunos e professores da Universidade Cruzeiro do Sul dedicam tempo para contribuir com uma iniciativa de inclusão social, ajudando pessoas portadoras de deficiência intelectual e física da periferia por meio do Programa de Educação Especial (Proesp) da Instituição.

A produção retrata as dificuldades e os obstáculos que essas pessoas e seus familiares enfrentam, além de apresentar os métodos inovadores utilizados para desenvolver a integração social.

Mudar

O videoclipe “Mudar” reflete sobre a importância de a comunidade acadêmica sonhar, estudar e transformar o futuro, lembrando sempre de ajudar ao próximo.

Composta e cantada por Pedro Henrique Brito da Silva, aluno do 6º semestre do curso, a música resgata a trajetória de responsabilidade social da Universidade Cruzeiro do Sul, que nasceu na periferia da cidade de São Paulo com a missão de transformar vidas pela educação, extensão e pesquisa.

Reconhecimento aos esforços

O professor Bruno explica que a ideia de produzir os vídeos surgiu como uma forma de recompensar os esforços dos alunos e o trabalho de professores, funcionários e mantenedores, que transformam vidas e fazem a diferença por meio da educação.

Confira aqui o Vídeo Institucional.
Assista aqui o Videoclipe.

Sobre o prêmio

Realizado desde 2007 pela Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior (ABMES), órgão que representa todas as instituições de educação superior particular do País, o concurso procura reconhecer e inspirar as instituições à prática da responsabilidade social. Foram mais de 80 inscrições de instituições de todas as regiões do Brasil, com documentários, matérias jornalísticas, vídeos institucionais e videoclipes representando as iniciativas no setor.

Núcleo de Comunicação

As duas produções puderam ser realizadas graças à estrutura do Núcleo de Comunicação, espaço laboratorial dedicado aos cursos da área de Comunicação Social da Universidade Cruzeiro do Sul.

O Núcleo oferece excelente e moderna infraestrutura de estúdios de TV, rádio, fotografia e multiuso, além de ilhas de edição onde são realizadas as atividades práticas e funcionam as plataformas digitais de conteúdo do curso de Rádio, TV e Internet.

Segundo o professor Bruno, todas as atividades pedagógicas realizadas no Núcleo de Comunicação valorizam o diálogo entre a teoria e prática com ênfase na interdisciplinaridade, na aprendizagem cooperativa e colaborativa, além do uso criativo dos recursos digitais que possibilitam aos alunos vivências reais relacionadas ao mercado audiovisual.

Sendo assim, a cada semestre os alunos desenvolvem projetos interdisciplinares utilizando os espaços e equipamentos do núcleo em diferentes gêneros e formatos, como, por exemplo: playlist musical, audiodrama, podcast, programa de rádio ao vivo, gerenciamento de plataformas digitais, transmissão ao vivo de eventos, programa piloto de TV, revista eletrônica, documentário, série de ficção para TV e videoclipe.

“O Núcleo de Comunicação ainda funciona como uma incubadora das produtoras audiovisuais da Universidade para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)”, completa o docente.

Atualmente, sob a supervisão dos coordenadores dos cursos da área da Comunicação Social, a equipe do Núcleo de Comunicação é formada pelos funcionários Isabella Oliveira, Erick Nascimento, Gabriel Rodrigues, Marcelo Domingos, Bruno Cenati e Carolina Fermiano, além dos estagiários Dereck Alcantara, Ian Machado e Juliana Bastos.

Os diversos prêmios e a qualidade da infraestrutura são importantes diferenciais da graduação em Rádio, TV e Internet da Universidade Cruzeiro do Sul. Conheça mais sobre o curso.