Novo Projeto (11)

UDF

|

Notícias

29 de outubro de 2021

Confira as receitas vencedoras do II MasterPão

Compartilhar

O II MasterPão do UDF foi um sucesso! O concurso promovido pelo curso de Gastronomia recebeu 21 inscrições, tendo 10 selecionadas para a grande final no dia 16 de outubro, quando as receitas foram executadas presencialmente na nossa Cozinha Escola.

O foco do evento foi a utilização de insumos brasileiros aplicados à panificação. E os participantes capricharam na criatividade: açaí, abóbora, torresmo, buriti, queijos, melado de cana e castanhas estiveram presentes nas receitas.

A grande vencedora foi a aluna do segundo semestre Patrícia Messias, com um brioche de abóbora e torresmo. Em segundo lugar ficou Thayane Lúcia, com a rosca de queijo coalho e rapadura (confira abaixo as receitas das duas primeiras colocadas).

“Todos os pães apresentados estavam espetaculares, mostrando a relevância e importância dada a esta área da Gastronomia pelos alunos do UDF”, destaca o professor Henrique Marques, docente do curso e um dos jurados do concurso.

– Brioche de torresmo e jerimum acompanhado de cebola caramelizada

200gr +ou- de torresmo triturado
300 gr de farinha de trigo
140gr de jerimum (abóbora cabotiá) cozida e amassada
130gr de leite integral
30gr de banha ou manteiga
20gr de açúcar refinado
8gr de fermento biológico seco
4gr de sal
1 ovo e 2 colheres de leite para pincelar os pães

Modo de Preparo: Misture todos os ingredientes em um bowl, exceto a manteiga e o sal. Se usar a batedeira, bata por 5 minutos, se for fazer a mão, sove por 10 minutos.

Passados esses minutos, acrescente a manteiga e o sal, bata/sove a massa por mais 5 minutos. Deixe a massa coberta com um pano ou papel filme para que ela cresça até dobrar de volume. O tempo pode variar. Vários fatores influenciam nesse momento, então fique de olho.

Depois de crescida, abra a massa em uma superfície limpa, não precisa enfarinhar, abra em formato de retângulo, distribua por igual o torresmo triturado, reservando uma porção para polvilhar o pão antes de levar ao forno. Enrole a massa como um rocambole. Nesse momento decida qual o formato seu pão terá.

Porcione em pequenos pedaços de 60gramas, bolei e coloque em uma forma para bolo inglês, medindo 24X10X5. Depois de modelado, deixe descansar por 20 minutos, enquanto o forno é pré aquecido. Passado esse tempo, passe a mistura de leite e ovo, utilizando um pincel macio, polvilhe o restante do torresmo triturado e leve para assar, por aproximadamente 35 minutos a 180 graus, lembrando que esse tempo pode variar de acordo com cada forno.

Depois de assado, espere alguns minutinhos para desenformar, em seguida deixe o pão em uma grade para que ele perca a temperatura por igual. Sirva com a cebola caramelizada e seja feliz!!!

Cebola Caramelizada Picante
1 cebola grande
1 colher de manteiga
1 colher de balsâmico
1 e meia colher de açúcar mascavo
1 pitada de pimenta caiena
3 colheres de shoyu

Modo de Preparo
Aqueça a manteiga em seguida coloque a cebola e deixe até ficar transparente. Acrescente o açúcar e deixe caramelizar. Adicione o balsâmico e o shoyu. Prove! Veja se precisa corrigir o sabor. Agora é só chegar no ponto que desejar e pronto. Sirva com o pão de torresmo e sinta uma mistura de sabores e textura que vai te surpreender.


– Rosca de queijo coalho e rapadura

Massa
Farinha de trigo 250g
Açúcar 60g
Sal 5g
Fermento Biológico seco 5g
Leite 125g
Manteiga 40g
Ovo 1 und
Raspas de limão taiti

Recheio
Rapadura ralada QN
Manteiga QN
Queijo coalho 50g

Preparar uma esponja com 125 gramas de farinha, o leite e o fermento.
Deixar descansar por 30 minutos e acrescentar os outros ingredientes.
Sovar bem até a massa ficar lisa e elástica.
Descansar.
Abrir e rechear.
Enrolar, cortar e levar para uma assadeira untada.
Assar em forno 180°C por aproximadamente 35 minutos.

Ficou com água na boca? Que tal colocar as receitas em prática? Por aqui, já estamos ansiosos pela próxima edição do MasterPão!

Ultimas Publicações


Compartilhar

Copiar Link

O link foi copiado para a área de trasferência.
Agora é só colar onde quiser.