saiunaimprensa950x351

CRUZEIRO DO SUL

15 de abril de 2021

Revista Nursing: Professora de Enfermagem fala sobre a importância da profissão na pandemia e o uso da telessaúde

Diante da pandemia do novo coronavírus, a telemedicina foi colocada à prova no Brasil. Foi preciso, de uma hora para a outra, repensar e reinventar a dinâmica dos atendimentos presenciais dos profissionais da saúde.

A Revista Nursing, conversou com a profª Me. Solange Spanghero Mascarenhas Chagas, docente do curso de Enfermagem da Universidade Cruzeiro do Sul, sobre essa nova prática na área da saúde.

De acordo com a docente, a pandemia fez com que os profissionais da saúde, de um modo geral, implementassem mudanças nas estratégias de atendimento à população e conseguisse atender as orientações de distanciamento social dadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Solange também contou na reportagem que a telenfermagem é uma importante ferramenta de ensino-aprendizagem, pois possibilita a difusão de conhecimento, o esclarecimento de dúvidas e a realização de consultas de saúde entre pessoas geograficamente distantes, contribuindo, dessa forma, para uma maior difusão do acesso à informação e aos serviços de saúde. “Eu acredito que o enfermeiro, entre as suas inúmeras atividades, é também um educador. Atualmente as metodologias ativas e o uso de tecnologia da comunicação têm sido amplamente utilizadas nas universidades, o que eu acredito, contribui para uma preparação importante para os futuros profissionais atenderem as novas demandas do mercado, tão globalizado. Porém, os profissionais mais antigos tiveram que buscar um maior conhecimento nesta área, mas com muita vontade, a maioria se reinventou`, fundamentou a profª mestre.

Para conferir a entrevista na íntegra e saber mais sobre essa nova prática na área da saúde, clique aqui. Quer saber mais sobre o curso de Enfermagem? Acesse nosso site e fique por dentro!