UNIFRAN
|
Notícias
14 de novembro de 2025
Brincar é Saúde: campanha arrecadou brinquedos para crianças da região
Doações foram destinadas ao Programa Universo Prematuro
Em comemoração ao Dia das Crianças e à Semana do Bem-Estar 2025, o Programa de Pós-Graduação em Promoção de Saúde da UNIFRAN promoveu a campanha “Brincar é Saúde: Solidariedade e Cuidado na Promoção do Bem-Estar Infantil”.
A iniciativa teve como objetivo arrecadar brinquedos novos e seminovos para crianças em situação de vulnerabilidade social da comunidade francana, reforçando valores como solidariedade, empatia e cuidado.
Os brinquedos foram destinados ao Programa Universo Prematuro, projeto desenvolvido desde 2018 pelo Laboratório de Estratégias em Promoção da Saúde que atua no acolhimento e promoção do bem-estar infantil.
Com o lema “Juntos podemos alegrar muitas crianças e ajudar no resgate de uma infância feliz”, a campanha reafirma o compromisso da nossa Universidade com a construção de uma sociedade mais justa e saudável.
A arrecadação ocorreu entre 19 de setembro e 10 de outubro, com pontos de coleta instalados na Clínica de Nutrição, Centro Discente de Informática (CDI) e Clínica de Fonoaudiologia e Psicologia.
Semana do Bem-Estar
A ação integrou as atividades da Semana do Bem-Estar 2025, iniciativa regional celebrada anualmente pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que destaca a importância dos determinantes sociais da saúde, como moradia, transporte e saneamento básico.
Além de promover solidariedade, a campanha reforça o alinhamento da UNIFRAN aos princípios da Rede Ibero-Americana de Universidades Promotoras da Saúde (RIUPS) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente os relacionados à erradicação da pobreza (ODS 1), saúde e bem-estar (ODS 3), redução das desigualdades (ODS 10) e parcerias (ODS 17).
A organização contou com a participação dos mestrandos Maria Fernanda Bernardi dos Santos, William Messias Silva Santos e Larianne Helena Farchi, além da Profa. Dra. Marina Garcia Manochio-Pina, do curso de Nutrição e do PPG em Promoção de Saúde.