Tudo sobre o ENEM 2021

13 de janeiro de 2021

Tudo o que você precisa saber sobre Enem 2021

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é um assunto de arrepiar os estudantes que querem entrar em uma universidade pública ou conseguir bolsas em faculdades particulares, não é mesmo?

Com a pandemia, o adiamento e um novo formato, então, nem se fala. Mas fique tranquilo! Nós, da Cruzeiro do Sul, preparamos um conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre a prova e, assim, conquistar a tão sonhada vaga na universidade. Continue a leitura e boa sorte!

Como funciona o Enem 2021?

Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), instituição organizadora do Enem, a prova irá acontecer em dois formatos: aplicação do Enem impresso e digital.

Os candidatos inscritos no Enem impresso já tiveram acesso, a partir do dia 05/01, ao Cartão de Confirmação de Inscrição. Este cartão contém informações como número de inscrição, local de prova e data e horário do Enem 2021, e pode ser acessado por meio da Página do Participante.

Data e horário do Enem 2021

Esta edição do ENEM será realizada em 17 e 24 de janeiro de 2021, dois domingos consecutivos. E, para quem vai realizar a versão digital do exame, as provas serão em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Atenção: os inscritos no Enem digital só poderão ver as informações sobre o cartão de confirmação Enem 2021 no dia 15/01.

Embora não seja obrigatório, o Inep recomenda que você imprima e leve o seu Cartão de Confirmação no dia da prova, caso vá fazer o impresso.

Novidade na área: Enem seriado

No ano passado, foi anunciada uma nova forma de ingressar no ensino superior: o Enem seriado. Ao contrário do que muitos pensam, este tipo de prova não irá excluir ou substituir o Enem tradicional.

Ok, mas o que é o Enem seriado?

Basicamente, a proposta é de que os alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio façam uma prova ao final de cada ano. Dessas notas, é computada uma média final para ser utilizada no SiSu, Prouni ou FIES. Tanto no Enem tradicional, quanto no seriado, é possível pedir isenção da taxa de inscrição. Veja nosso post sobre como conseguir isenção de taxa do Enem.

O que estudar para o Enem: áreas do conhecimento

A prova é dividida em quatro partes, de acordo com o edital do Enem.

• Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia.
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.
  • Matemática e suas Tecnologias: Matemática.

Não se esqueça da redação, que, dependendo do curso de sua escolha, pode pesar bastante na nota do Enem. Com uma gramática correta, linguagem clara, objetiva e argumentos embasados, você vai arrasar. Lembre-se de não fugir do tema e ficar de olho no tempo.

Uma ótima estratégia é se preparar fazendo provas anteriores. Confira o post Enem: edições anteriores para você se preparar.

Não se inscreveu no Enem deste ano, mas quer fazer a prova no ano que vem? Dá uma olhadinha sobre como se inscrever para o Enem 2022 e já comece a se aquecer nos estudos!