NOTÍCIAS

UDF | 7 de outubro de 2021

UDF participa do Projeto Europe Readr, uma parceria com a Delegação da União Europeia no Brasil

Plataforma digital aborda a reflexão de questões sociais e incentiva a criação de espaços públicos dedicados à leitura e à troca de ideias sobre o mundo do futuro

O Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), Instituição que pertence ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, participou neste dia 27 de outubro, do lançamento oficial no Brasil do Projeto Europe Readr, uma iniciativa da Embaixada da Eslovênia em parceria com a Delegação da União Europeia, Embaixadas da Alemanha, da Espanha, da França, da Itália, de Portugal e da República Tcheca.

O Projeto Europe Readr dispõe de uma plataforma digital que aborda a reflexão de questões sociais e incentiva a criação de espaços públicos dedicados à leitura e à troca de ideias sobre o mundo do futuro. A programação é aplicada pela Rede dos Institutos Nacionais de Cultura da União Europeia (EUNIC), em cooperação com vários parceiros locais em todo o mundo, que se assentam no diálogo e na promoção da cultura como motor do desenvolvimento sustentável e da inclusão social.

No Brasil, em Brasília, a implementação se deu a partir da exposição de 28 artes gráficas originais produzidas por estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design Gráfico do UDF. As obras tiveram como inspiração a literatura europeia contemporânea e a arquitetura e o urbanismo modernista de Brasília e já podem ver vistas nas estações de Metrô do Distrito Federal.

“Nos sentimos honrados e abraçamos este projeto por sentirmos que viria totalmente ao encontro de nossa missão institucional que é a de oferecer à comunidade ensino superior de excelência, produzir e disseminar o conhecimento científico e tecnológico para formação de profissionais e cidadãos eticamente responsáveis, com postura colaborativa, inclusiva, criativa e inovadora, capazes de contribuir para a transformação sociocultural e ambiental, e para o desenvolvimento sustentável do país e do mundo, avalia a reitora do UDF, professora Drª. Beatriz Maria Eckert-Hoff.

A participação do UDF no projeto conta com a supervisão e mentoria dos professores: Drª. Ana Carolina Cordeiro Correia Lima, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo e do Conecta UDF, Me. Marcelo Judice, coordenador do curso de Design Gráfico e da professora Me. Tatianne Gomes, coordenadora do curso de Letras Português-Inglês), além da Dra. Patricia Melasso e Me. Gabriel Parente, ambos do curso de Arquitetura da Instituição.

Participaram do evento de lançamento, além da reitora Drª. Beatriz, a delegação da União Europeia no Brasil e dos embaixadores dos países: República da Eslovênia; Portugal; Dinamarca; Espanha; Alemanha; Finlândia; Hungria; Bélgica; Bulgária; Países Baixos; Irlanda; Sérvia; República Tcheca; Croácia; Áustria; Chipre; Suécia; Romênia; Grécia; França e Itália.
Ainda estiveram presentes, Handerson Cabral Ribeiro, presidente do Metrô DF e Renata Zuquim, chefe do Escritório de Assuntos Internacionais do Governo do Distrito Federal.

CADASTRE-SE

Recebas as notícias em primeira mão.