UNIFRAN
|
Notícias
2 de abril de 2026
UNIFRAN promove Semana de Conscientização do Autismo com foco em adolescência, vida adulta e novas abordagens
Com um olhar multidisciplinar, o evento aborda os desafios do TEA na adolescência e vida adulta, a invisibilidade feminina e o potencial da cãoterapia
A Universidade de Franca (UNIFRAN), por meio dos Programas de Pós-Graduação em Ciência Animal e Promoção de Saúde, será palco, nos dias 06 e 07 de abril, da “Semana de Conscientização do Autismo“, um evento essencial que debate o desenvolvimento de autistas da adolescência à vida adulta e novas perspectivas de cuidado. As atividades acontecerão no Anfiteatro da UNIFRAN.
A programação tem início na segunda-feira, 06 de abril, com duas palestras de destaque:
- Às 19h30, a Dra. Natasha Ganem, psiquiatra e referência nacional em Mutismo Seletivo (formada em Harvard Medical School), abordará “A interface do Mutismo Seletivo com o autismo & a invisibilidade do espectro feminino”.
- Às 20h30, o psicólogo Michel Masson, especialista em Neuropsicologia, discorrerá sobre “Avaliação Neuropsicológica”.
Na terça-feira, 07 de abril, às 19h30, a UNIFRAN sediará a “6ª Mesa Redonda – Autismo além do diagnóstico: Vínculos, Cãoterapia e Comunicação para o Cuidado Integral”. Esta mesa, que terá a participação de especialistas como Adoniran Thomaz (psicólogo), Lilian Gomes (fisioterapeuta), Fabrício Faggioni (médico veterinário) e Rafaela Salerno (psicóloga), destacará o papel da cãoterapia e do cão de apoio como complementos valiosos no suporte ao autista.
Os eventos são abertos à comunidade e uma oportunidade para ampliar o conhecimento e a rede de apoio a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias.
Serviço: Semana de Conscientização do Autismo
Quando: 06 e 07 de abril de 2026
Horário: A partir das 19h30
Onde: Anfiteatro Central da UNIFRAN (Av. Dr. Armando Salles de Oliveira, 201 – Franca/SP)
Inscrições: não é necessário inscrição prévia