Palestra-suicídio

UNIFRAN

14 de fevereiro de 2020

Psicologia e pós em Promoção de Saúde da UNIFRAN realizam palestra sobre suicídio

O curso de Psicologia da UNIFRAN e o Programa de Pós-Graduação em Promoção de Saúde promoveram palestra com o tema suicídio. O evento ocorreu em setembro de 2019, mês em que é realizada a campanha nacional de prevenção ao suicídio, denominada Setembro Amarelo.

O objetivo da palestra foi conscientizar e discutir medidas preventivas, como o acesso a informação, formas de dialogar e como reconhecer os sinais. A palestra que ocorreu no Campus da UNIFRAN reuniu a comunidade interna e, como forma de aumentar o alcance da divulgação do tema, também foi aberta ao público geral. A conscientização do tema é fundamental, segundo dados do site oficial do Setembro Amarelo, diariamente 32 brasileiro se suicidam.

Intitulada “InspirAção: Promoção da Saúde Mental e Prevenção do Suicídio” a palestra foi ministrada pela Ms. Camila Corrêa Matias Pereira (Universidade de São Paulo), membro fundadora da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio – ABEPS. Criada em 2015 no Simpósio Latino-Americano de Prevenção de Suicídio, a associação tem como objetivo fornecer informações sobre prevenção e posvenção do suicídio, que é o trabalho realizado com os sobreviventes do ato praticado por uma pessoa amada.

80% a 100% das pessoas que cometem suicídio tem um transtorno mental diagnosticável afirma a Organização Mundial da Saúde. Dessa forma, é imprescindível discutir formas de promoção da saúde mental como forma de prevenção ao suicídio. A palestra foi organizada por alunos do curso de Psicologia e pelos professores Berenice Bolzani (Psicologia) e Jorge Luiz da Silva (PPG Promoção de Saúde).

Essa ação faz parte das atividades organizadas pelo Comitê de Inserção Social (CIS) da UNIFRAN. Segundo o Prof. Dr. Jorge da Silva, professor do Programa da pós em Promoção a Saúde, “o CIS é responsável por promover atividades de inserção social, atividades propostas pela comunidade acadêmica e realizadas na própria UNIFRAN ou em contexto comunitário. ” Para o Setembro Amarelo foram realizadas diversas atividades, internas e com a comunidade externa, dentro do âmbito das atividades de extensão.