UNIFRAN

|

Notícias

18 de maio de 2021

UNIFRAN realiza palestra virtual gratuita sobre os estigmas e preconceitos de pessoas que vivem com HIV

Compartilhar

Programação é aberta ao público em geral e será realizada no dia 24 de maio, às 19h30;

Evento contará com a participação de Lucas Raniel, comunicólogo, portador de HIV e criador de conteúdo sobre educação sexual e prevenção, além de diversos especialistas

A Universidade de Franca (UNIFRAN), instituição que integra a Cruzeiro do Sul Educacional, realiza no dia 24 de maio, às 19h30, uma Mesa Redonda virtual gratuita sobre os estigmas e preconceitos de pessoas que vivem com HIV, sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana e causador da AIDS.

Segundo programa das Nações Unidas Unaids, 64,1% das pessoas que têm HIV/aids sofreram alguma forma de discriminação, 46,3% ouviram comentários negativos no ambiente social e 41% foram recriminados pela própria família. Um quarto das pessoas sofreu assédio verbal, quase 20% perderam emprego ou fonte de renda, 17% foram excluídos de atividades sociais por serem soropositivos.

O bate-papo tem como objetivo desmistificar esses preconceitos, que muitas vezes faz com que pessoas tenham medo de fazer o exame e com isso, agravar doença. Para abordar o tema, o evento receberá Lucas Raniel, que tem 29 anos, comunicólogo, portador do HIV há oito anos e atualmente é criador de conteúdo sobre educação sexual e prevenção combinada às ISTs.

Além disso, o bate-papo contará com João Carlos Sanches Doná, psicólogo do Centro de Testagem e Aconselhamento em IST/AIDS (CTA); Lucas Fernandes de Macedo, infectologista e docente do curso de medicina da UNIFRAN; Nádia Bruna da Silva Negrinho, membro integrante do Núcleo de AIDS e sexualmente transmissíveis da USP DE Ribeirão e docente de enfermagem da UNIFRAN e Regina Célia de Souza Beretta, assistente social e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde da UNIFRAN.

Destinado aos alunos e à comunidade em geral, a discussão contará com a mediação de Camila Mariana Gonçalves e Fabrício Pereira da Silva, Mestrandos em Promoção de Saúde da Instituição.

Para participar, os interessados devem realizar sua inscrição on-line no link, e o acesso será disponibilizado por e-mail, meia hora antes do início. A transmissão será realizada pelo canal Extensão UNIFRAN no Youtube. Serão disponibilizadas 2.000 vagas.

Mais informações, acesse o link.

SERVIÇO:

Mesa Redonda: O que mata é o estigma e preconceito!

Ultimas Publicações


Compartilhar

Copiar Link

O link foi copiado para a área de trasferência.
Agora é só colar onde quiser.