destaque-noticia

UNIPÊ

15 de abril de 2020

UNIPÊ participa de ações no combate ao coronavírus na Paraíba

Reconhecido pelo histórico de serviços prestados à comunidade paraibana, o UNIPÊ segue diretamente envolvido em ações de combate à pandemia do coronavírus na região.

Uma das principais medidas promovidas pela Instituição foi o empréstimo de diversos equipamentos do Laboratório de Simulação Realística, que será inaugurado em breve. As concessões foram feitas para unidades de saúde que são referência no tratamento de pacientes com covid-19 na região de João Pessoa.

À Secretaria de Saúde do Município, especificamente ao Hospital Municipal Santa Isabel, foram emprestados dois ventiladores pulmonares, um simulador para treinamento de intubação e quatro monitores (três multiparamétricos básicos e um multiparamétrico com capnografia), além da aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Ao Complexo de Doenças Infectocontagiosas Clementino Fraga e ao Hospital Padre Zé também também foram disponibilizados ventiladores pulmonares.

LabCriativo

O LabCriativo do UNIPÊ, em parceria com a empresa Corteex Cortes Especiais, está produzindo protetores faciais para doação aos serviços de referência. Equipamentos de Proteção Individual também foram adquiridos para serem doados.

Localizado dentro do Campus UNIPÊ, o LabCriativo possui máquinas como impressora 3D, cortadora à laser, frisadora e outros equipamentos de corte em bancada. É administrado por meio de parceria com a Corteex e atende à comunidade acadêmica e extra-acadêmica com serviços de planejamento, criação e desenvolvimento de prototipagem.

Enquanto o Centro Universitário cede parte dos materiais e espaço físico, a Corteex contribui com materiais e mão de obra.

Parceria constante

O UNIPÊ mantém sólida parceria com as secretarias de saúde do município e do estado, além de possuir convênios exclusivos com instituições filantrópicas de saúde, como Hospital Padre Zé e Hospital e Maternidade Flávio Ribeiro Coutinho.

As ações contínuas da Instituição ocorrem durante todo o ano e reforçam o trinômio ensino-serviço-comunidade na formação dos alunos da área da saúde, seja por meio de estágios, projetos de pesquisa ou extensão.

Confira o vídeo de agradecimento do Secretário de Saúde de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio, pelos empréstimos e doações de equipamentos.