NOTÍCIAS

| 20 de maio de 2020

Unipê realiza rodas virtuais de conversa com especialistas em Saúde Coletiva

Evento, denominado “Redes de Conversa”, abordará o panorama da saúde pública no mundo diante da pandemia do novo coronavírus;

Os bate-papos acontecerão na quinta-feira, 21 de maio, às 18h30, e no dia 26 de maio, às 8h30

O Centro Universitário de João Pessoa – Unipê promove nos próximos dias 21 e 26 de maio, às 18h30 e às 8h30, respectivamente, duas “rodas” de conversa para abordar, com especialistas, a saúde coletiva e os modelos de atenção à área adotados em alguns países frente à pandemia do novo coronavírus. A programação é realizada pela especialização em Saúde Coletiva com ênfase em Saúde da Família da Instituição.

Intitulado “Redes de Conversa em Saúde Coletiva” por ser realizada a internet, o evento contará, no dia 21, com a presença do microbiologista colombiano e doutorando intercambista da Colômbia César Cadavid, que apresentará os modelos, ações e estratégias adotadas pelo seu país no combate à doença. Para participar, basta acessar o link.

No dia 26, a conversa abordará o modelo de saúde coletiva no Brasil. O responsável pela argumentação será o cientista político e assessor técnico do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Flávio Álvares, que também é gestor de aprendizagem do Hospital Sírio-Libanês. O bate-papo estará disponível no link.

Outras duas “redes” realizadas explanaram os modelos dos Estados Unidos e de Israel, nos dias 13 e 14 de maio, respectivamente.  PhD em Epidemiologia e membro do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, Brendan Flannery trouxe o modelo de atenção à saúde do país. Para falar sobre Israel, o debate contou com Gad Baneth, médico veterinário PhD em Doenças Infecciosas Zoonoses e diretor da Escola Koret de Medicina Veterinária, anexa à Universidade Hebraica de Jerusalém.

Segundo a sanitarista e Profa. Ma. Juliana Abath, coordenadora da especialização em Saúde Coletiva com ênfase em Saúde da Família do Unipê, “nunca vimos na história da humanidade a saúde coletiva tão evidenciada. Todas as decisões hoje são tomadas com base no raciocínio epidemiológico e no planejamento e gestão”, avalia a professora. “Diante desse momento em que ela está tão pulsante e mais próxima das pessoas, resolvemos trazer essas ‘rodas de conversa’ para entender um pouco melhor o que é saúde coletiva”, conclui.

Toda a programação é gratuita e o evento on-line é destinado a alunos e comunidade externa. Cada encontro virtual tem capacidade para até 250 pessoas. Para participar, basta acessar os links na datas e horários da realização.

Serviço:
Redes de Conversa em Saúde Coletiva
Quando: 21 de maio, às 18h30, e 26 de maio, às 8h30
Onde: transmissão on-line ao vivo
Links para ouvintes:
Rede de conversa com César Cadavid, microbiologista da Colômbia: https://ca.bbcollab.com/guest/0ec0648a3cf947d194c49d4b0d40c9e8
Rede de conversa com Flávio Álvares, cientista político e assessor técnico do CONASEMS: https://ca.bbcollab.com/guest/4557841a001044c998a0ba1c7313505a

CADASTRE-SE

Recebas as notícias em primeira mão.