TOPO-SAIU-ONLINE

CRUZEIRO DO SUL VIRTUAL

|

Notícias

24 de janeiro de 2023

UOL: coordenador de Serviços Jurídicos e Notariais fala sobre como ter um cartório

Compartilhar

O Professor Tercius Zychan de Moraes, coordenador do curso de Serviços Jurídicos e Notariais da Cruzeiro do Sul Virtual concedeu uma entrevista para o UOL sobre como se tornar dono de um cartório.

Durante a reportagem, o docente explicou o que é necessário para ser titular do estabelecimento, além do salário e desafios que a profissão exige.

Confira a matéria:

Dono de cartório: quanto ganha e como se tornar um titular?

Você já deve ter ouvido falar que cartórios movimentam muito dinheiro e que, consequentemente, os donos desses órgãos judiciais — chamados de “titular de cartório” – também recebem um grande “salário”. Mas será que é verdade?

Entenda abaixo o que está por trás da profissão de donos de cartórios.

Titular de cartório: quem pode ser e quanto ganha?

Quem pode ser titular de cartório?

O ingresso na atividade notarial e de registro é regulamentado pela Constituição Federal e “depende de concurso público de provas e títulos, não se permitindo que qualquer serventia fique vaga, sem abertura de concurso de provimento ou de remoção, por mais de seis meses.”

Outros requisitos também precisam ser cumpridos, tais como: nacionalidade brasileira; capacidade civil; quitação com as obrigações eleitorais e militares; diploma de bacharel em direito; verificação de conduta condigna para o exercício da profissão.

Por mais que a lei mencione a necessidade de formação na faculdade de Direito, há uma exceção na lei: poderão concorrer candidatos sem bacharelado em direito que tenham completado, até a data da primeira publicação do edital do concurso de provas e títulos, dez anos de exercício em serviço notarial ou de registro.

Cartório passa de pai para filho? […]

Continue lendo aqui.

Ultimas Publicações


Compartilhar

Copiar Link

O link foi copiado para a área de trasferência.
Agora é só colar onde quiser.