Novo Projeto (34)

CRUZEIRO DO SUL

|

Notícias

24 de maio de 2023

Curso de Farmácia promoveu ação sobre o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos

Compartilhar

Template especial celebrou a data e destacou importância do tema junto aos alunos

Em 1998, o Conselho Nacional de Entidades Estudantis de Farmácia instituiu o Dia Nacional pelo Uso Correto de Medicamentos, também conhecido como o Dia da Luta dos Estudantes de Farmácia pela Saúde. Posteriormente, a data ganhou destaque nacional e, passou a ser celebrada como o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos.

Segundo o Ministério da Saúde, essa data foi criada para alertar a população em relação aos riscos causados pela automedicação, reforçando que o uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação são os principais responsáveis pelos altos índices de intoxicações medicamentosas em nosso País.

No Estado de São Paulo, o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), realiza várias ações com o objetivo precípuo de divulgar essa data e esclarecer a população sobre a importância do farmacêutico na promoção do uso racional de medicamentos, já que é um profissional técnico-cientificamente qualificado e, legalmente, responsável por tal prática, conforme Lei Federal nº 13.021/14.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (1985), entende-se que há Uso Racional de Medicamentos (URM), quando pacientes recebem medicamentos apropriados para suas condições clínicas, em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade.

Ação na Cruzeiro do Sul

De acordo com o cenário apresentado, a Coordenação do Curso de Farmácia da Cruzeiro do Sul desenvolveu um template para comemorar a referida data e ratificar a importância da temática junto à comunidade acadêmica.

O material foi utilizado em todas as aulas das disciplinas presenciais ministradas no dia 5 de maio, quando os professores destacaram a importância da data para a profissão farmacêutica e para a saúde pública.

A ação está ancorada na Política Nacional de Medicamentos (PMN) e na Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF).

O Prof. Dr. José Artur da Silva Emim, coordenador do Curso, destaca a importância da campanha que “mobiliza pessoas e saberes para uma causa de grande relevância na promoção da melhoria da qualidade de vida da população”.

Ultimas Publicações


Compartilhar

Copiar Link

O link foi copiado para a área de trasferência.
Agora é só colar onde quiser.