20190916_acao_docente_noticia_950x351

UNICID

|

Notícias

17 de setembro de 2019

VI Jornada de Ação Docente Inclusiva: confira a programação!

Compartilhar

No dia 28 de setembro, das 9h às 13h, a UNICID recebe a VI Jornada de Ação Docente Inclusiva, evento promovido pelo Núcleo de Acessibilidade – NAce, núcleo que em 2019 completa 5 anos de existência.

Com isso, a VI Jornada de Ação Docente Inclusiva trará uma série de aprendizados e experiências a serem compartilhados e registradas para o aprimoramento permanente da atuação na área da inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior.

As inscrições podem ser realizadas clicando aqui!

Confira a programação:

Abertura
Profª Dra. Sueli Yngaunis, coordenadora de Núcleo de Acessibiidade – NAce

Doutora em Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação Humanidades, Direitos e outras Legitimidades, do Diversitas/FFLCH/USP. Mestre em Comunicação e Mercado pela Faculdade Cásper Líbero (2000). Especialista em Propaganda e Marketing pela Cásper Líbero (1997) e em Docência no Ensino Superior pela Universidade Cidade de São Paulo (2007). Bacharel em Relações Públicas pela Faculdade de Comunicação da Fundação Armando Álvares Penteado (1984). Presidente da Comissão de Acessibilidade e coordenadora do Núcleo de Acessibilidade – NAce, da Universidade Cidade de São Paulo – UNICID.

Moderadora: Profª Dra. Adriana Beatriz Botto Vianna

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1989), Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2000) e Especialista em Planejamento e Organização de Cursos a distância pela Universidade Federal Fluminense (2013). Doutora em Educação Especial pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP), ÁREA: Educação Especial.

Intérprete de Libras como mediador entre docente e discente:
Flávia Galheigo – Tradutora e intérprete de Língua de Sinais

 

Mesa: Docentes

A importância do repertório em língua portuguesa para o aluno surdo
Profª Ana Beatriz Teixeira Silveira, docente da área de Negócios
Especialista em Docência para Ensino para a Compreensão, Docência para o Ensino Superior, Educação na Era da Tecnologia, Língua e Literatura; Graduada em Letras. Docente há 30 anos.

A inclusão do surdo para além da sala de aula, experiencias de alunos surdos e os desafios para interagir sem intérprete com a criança ouvinte.

Profª Renata Carbone Perucci, docente de Pedagogia

Mestre em educação e politicas publicas pela Universidade Metodista de São Paulo, Graduada em Pedagogia pela UNICID, Professora do curso de Pedagogia, atuando com os conteúdos de avaliação, currículo, escola e comunidade; educação não escolar; educação popular e pedagogia social – Professora Orientadora do PIBID (Programa de iniciação de bolsas de iniciação à docência) com a supervisão de 30 alunos inseridos em pesquisa nas escolas públicas de São Paulo. Professora Orientadora de TCC nos cursos de Pós-graduação e formação de professores.

A importância da afetividade na relação do professor com o aluno com deficiência

Profa. Dra. Luciene Ap. Felipe Siccherino, docente de Pedagogia

Doutora em Educação: Psicologia na Educação; Mestre em Educação: Psicologia da Educação; Pedagoga; Professora de Ciências com Habilitação em Química. Experiência de 30 anos na Educação exercendo as funções de professora da Educação Infantil, Ensino Fundamental I, professora de Ciências para o Ensino Fundamental II, coordenadora pedagógica, diretora escolar e formadora de professores.

Ciências Biológicas e Acessibilidade: afinal, quem se adaptou a quem?

Profª Cíntia Vieira, docente de Ciência Biológicas

Bióloga, Doutora em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente pelo Instituto de Botânica, professora e coordenadora do curso de Ciências Biológicas da UNICID, especialista em Botânica e Ecologia Vegetal, atua como professora da rede Estadual no ensino fundamental e médio a 18 anos.

 

Mesa: Discentes

Alunos do Curso de Ciências Biológicas
Erick Honorato Nunes, surdo

Aluna do Curso de Pedagogia
Aline Maria da Silva, surdocega

Alunos do Curso de Direito
Katarina da Cruz M. Carvalho e Washington Luiz dos Santos, cegos

Aluno do curso de Ciências Biológicas
Fabrício Mendonça Sobral Barros, paralisia cerebral

Aluna do Curso de Pedagogia
Gabriela de Jesus Rótulo, TDAH

Ultimas Publicações


Compartilhar

Copiar Link

O link foi copiado para a área de trasferência.
Agora é só colar onde quiser.