farmacia-visita-usp

CRUZEIRO DO SUL

|

Notícias

5 de junho de 2024

Alunos de Farmácia realizam visita técnica ao Hospital das Clínicas da USP

Compartilhar

Estudantes tiveram a chance de explorar os detalhes dos diversos setores farmacêuticos do HCFMUSP

No dia 21 de maio, um grupo de nove alunos do curso de Farmácia da Universidade Cruzeiro do Sul tiveram a chance de explorar os detalhes dos diversos setores farmacêuticos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP), reconhecido como uma referência em saúde no Brasil e no Mundo.

Os estudantes dos campi Paulista, Guarulhos e São Miguel foram acompanhados pelo Prof. Cauê Santos Lima, da disciplina de Farmácia Hospitalar e Clínica. A visita foi conduzida pela Dra. Priscila Carla Honório, do Departamento de Educação Continuada da Divisão de Farmácia do Hospital das Clínicas.

“Uma experiência enriquecedora, integrando da teoria e prática, permitindo que os futuros farmacêuticos compreendessem a complexidade e a importância das diversas atividades realizadas pelos setores da farmácia hospitalares”, destaca o professor Cauê.

Setores visitados

A primeira parada foi na Farmácia de Manipulação Hospitalar. Esse setor é especializado na preparação de medicamentos individualizados para os pacientes, como formulações de comprimidos, cápsulas, soluções orais e medicamentos dermatológicos. Desses últimos, são produzidos cerca de 20.000 bisnagas de cold cream por mês, destinadas a pacientes com dermatites severas. Também foi destacado no rigoroso processo de manipulação, as normas de boas práticas e os cuidados com a biossegurança.

Em seguida, foram conduzidos ao setor de armazenamento e logística, onde os estudantes observaram as práticas de recebimento, armazenamento e distribuição de medicamentos para todas as clínicas do Complexo Hospitalar do Instituto Central. Foram apresentadas as técnicas de controle de estoque, a importância da rastreabilidade dos produtos e as tecnologias utilizadas para garantir a segurança e eficiência na distribuição dos medicamentos.

Os alunos também tiveram um pequeno treinamento sobre a rotina da distribuição de medicamentos na Farmácia Central. Lá, puderam ver como os medicamentos são separados e entregues conforme as prescrições médicas para os diferentes andares e unidades de internação do hospital.

Foi possível conhecer de perto o sistema de distribuição individualizado e a importância precisa da organização no sistema de distribuição de medicamentos, de modo a garantir que cada paciente receba o medicamento correto no tempo adequado.

A visita continuou na Farmácia de Distribuição de Medicamentos Emergenciais, crucial para o atendimento de situações críticas e medicamentos classificados como “a critério médico”. Os alunos aprenderam sobre a agilidade e a eficiência necessária para fornecer medicamentos em emergências, além de conhecerem os protocolos estabelecidos para garantir a rápida disponibilização de tratamentos vitais.

No setor de Farmácia Clínica, os estudantes vivenciaram o papel dos farmacêuticos clínicos na equipe multidisciplinar de saúde. A área é responsável por acompanhar a terapia medicamentosa dos pacientes, garantindo a eficácia e a segurança dos tratamentos. A importância da personalização do tratamento, o monitoramento de interações medicamentosas e incompatibilidades.

Formação prática

Os alunos compartilharam sobre a importância da atividade em suas formações. “Para mim, a visita técnica foi de muito aprendizado, porque conseguimos ver na prática a rotina hospitalar de um farmacêutico”, destaca Flávia Giovanna da Silva de Melo.

“Destaco a a excelência no cuidado e na orientação farmacêutica aos pacientes, evidenciada pelo rigor no controle de medicamentos, pela personalização das terapias e pelo acompanhamento contínuo dos pacientes”, destaca o aluno Marcos Luiz Vilela Pereira.

O curso de Farmácia segue provendo parcerias e atividades que aproximam os estudantes do cenário que irão vivenciar em suas atividades profissionais!

Ultimas Publicações


Compartilhar

Copiar Link

O link foi copiado para a área de trasferência.
Agora é só colar onde quiser.