NOTÍCIAS

educacional | 19 de fevereiro de 2021

Informações sobre o cartão de confirmação do Enem

Para quem vai prestar a prova, o cartão de confirmação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é um documento super importante. Afinal, é nele que você vai encontrar seu horário e local de prova, por exemplo.

No entanto, muitos candidatos têm dificuldades para encontrar o cartão de confirmação, para entender quando ele é disponibilizado e quais as informações mais importantes.

É vestibulando e quer acabar com essas dúvidas de uma vez por todas? Continue com a gente! 

Quando e como acessar o cartão de confirmação Enem?

Um pensamento bastante comum dos inscritos é que o cartão de confirmação será disponibilizado logo após o pagamento da taxa de inscrição do Enem (quer saber como conseguir isenção de taxa no Enem?). 

Na verdade, não é bem assim: você só poderá consultar alguns dias ou semanas antes da realização das provas. 

Portanto, fique tranquilo, principalmente se você se inscreveu logo no início, caso ache que o cartão está demorando para ser liberado. Não existe uma data certa, ok? Mas fique de olho no site oficial, porque o MEC anuncia essa data a cada ano. 

Outra dúvida frequente é como acessar o cartão. Existem duas formas: pela Página do Participante e pelo aplicativo oficial do Enem. 

Atenção: o cartão de confirmação para quem vai fazer o Enem impresso e o digital é disponibilizado em datas diferentes. 

Quais informações estão no cartão de confirmação?

Agora que você já sabe quando e como acessar o cartão de confirmação, chegou a hora de entender as informações contidas nele:

  • Nome do participante; 
  • Número de inscrição (veja como se inscrever para o Enem 2021); 
  • CPF; 
  • Data, horário e local das provas;
  • Opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol); 
  • Se for o caso, indicação de atendimento especial (para pessoas com deficiência e grávidas, por exemplo); 
  • Se for o caso, indicação de emissão de certificado de conclusão do Ensino Médio. 

Verifique se todos os seus dados estão corretos, como nome, número de inscrição do Enem e CPF. Além disso, atente-se bem à data, horário e local da sua prova. 

É necessário levar o cartão de confirmação do Enem?

Afinal, precisa imprimir o cartão de confirmação do Enem?

Não, não é obrigatório imprimir e apresentar o cartão. No dia, você só precisa levar um documento de identificação original, recente e com foto, como RG ou Carteira de Habilitação. 

Porém, mesmo que não seja necessário, nós recomendamos que você leve mesmo assim para evitar imprevistos. Melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?

E aí, conseguiu acessar o seu cartão de confirmação do Enem? Está pronto para as provas? Conte para gente e, se tiver alguma dúvida, deixe um comentário! Aproveite também para conferir tudo o que você precisa saber sobre Enem 2021.

CADASTRE-SE

Recebas as notícias em primeira mão.