cronograma-estudos-enem

Notícias

16 de abril de 2021

Cronograma de estudos para o ENEM 2021

Compartilhar

Que tal aprender a montar um cronograma de estudos Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e começar os estudos agora mesmo? Afinal, se você quer ter uma boa pontuação e conquistar sua tão sonhada vaga na universidade, seja pública pelo Sisu ou privada pelo FIES ou ProUni (calcule seu desconto!), o planejamento é a chave.

Mas não se esqueça: de nada adianta planejar “tim-tim por tim-tim” e não partir para a ação, que é realmente estudar.

Confira como montar um cronograma personalizado e saiba por que ele é tão importante. Boa leitura!

Roteiro de estudos Enem: por que é importante?

Em sua jornada de estudos para o Enem, você já se sentiu perdido e cheio de matérias atrasadas? Ainda por cima, cansado e desmotivado por não conseguir dar conta de tudo?

Você não está sozinho, pois isso acontece com a maioria dos estudantes. Mas, quando há planejamento e disciplina, as chances de isso acontecer vão lá para baixo. 

Ao montar um planejamento de estudo para o Enem personalizado, você sabe exatamente quando (horários) e como (disciplinas, formas de estudo, etc). Além disso, consegue traçar estratégias de estudo e conciliar tudo isso com a sua rotina. 

5 passos para montar o seu plano de estudos Enem

Saber por onde começar pode ser difícil e, por isso, elaboramos para você um passo a passo muito prático! 

1. Organize o seu tempo

O primeiro passo é conhecer a sua rotina. Aulas, trabalho, tarefas domésticas, esporte, momentos de descanso e lazer… Enfim, além de estudar, quais são as suas outras atividades? Estabeleça horários para cada uma delas, inclusive para estudar. 

Lembre-se que a quantidade de horas de estudo é algo muito particular e que qualidade é ainda mais importante do que quantidade! 

2. Organize as disciplinas

Seja estratégico neste momento e pense: com quais disciplinas você tem facilidade? Quais tem dificuldade ou precisa melhorar? Distribua mais dias na semana ou horas para aquelas que você precisa aperfeiçoar. 

3. Defina as formas de estudo

Ninguém merece ficar horas por dia apenas lendo uma apostila, não é? Por isso, uma boa dica é alternar as formas de estudo para ser mais dinâmico: leitura, exercícios, resumos, videoaulas, fichas, revisões, mapas mentais, explicar a matéria para alguém, entre outras. 

4. Escolha um método

Os métodos de estudo possuem um conjunto de técnicas que ajudam na gestão do tempo, no aprendizado e na concentração. Faça uma pesquisa na internet e escolha aquele que você mais se identifica. A Técnica Pomodoro, por exemplo, é uma das mais famosas. 

5. Faça provas anteriores e simulados

Nos dias do Enem, apenas saber os conteúdos não é o suficiente. Também é necessário ter resistência física e mental, pois são provas extensas. Por isso, organize o seu cronograma e reserve um dia por semana, ou a cada duas semanas, para resolver provas anteriores ou simulados como se fosse no dia.

Fazer isso também fará com que você se familiarize com a linguagem da prova e identifique os temas mais cobrados. 
Gostou deste conteúdo? Aproveite para conferir tudo o que você precisa saber sobre Enem 2021 e se prepare! E, se você não sabe qual carreira seguir, faça nosso teste vocacional gratuito.

Ultimas Publicações


Compartilhar

Copiar Link

O link foi copiado para a área de trasferência.
Agora é só colar onde quiser.