Grupo de estudantes rindo enquanto estudam em uma biblioteca

Notícias

19 de fevereiro de 2021

Inscrição Enem 2021: instruções para se inscrever

Compartilhar

Muitos alunos costumam prestar, além do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), vestibulares de universidades específicas. Cada prova tem um jeito diferente de inscrição, o que pode acabar confundindo os alunos. Por isso, preparamos um conteúdo com o passo a passo da inscrição Enem.

Se o seu foco é o Enem ou, ainda, vai prestar esta e outras provas, continue a leitura para aprender como se inscrever no Enem de uma vez por todas! 

Inscrição para o Enem: passo a passo

Descubra como ter seu número de inscrição do Enem em apenas cinco passos simples. Não tem erro e você vai arrasar!

1. Acesse a Página do Participante

A Página do Participante, que é oficial do Inep, deve ser a sua melhor amiga. Por lá, você consegue fazer tudo o que for relacionado ao Enem, inclusive sua inscrição. 

Na tela inicial, a robô Nanda vai solicitar seus dados pessoais e endereço. Também é a hora de informar se você vai precisar de atendimento especial para fazer a prova – portadores de deficiência, gestantes e idosos, por exemplo, têm esse direito.

Além disso, você vai escolher a língua estrangeira que cairá na sua prova (inglês ou espanhol). Depois, é hora de preencher informações referentes à sua escolaridade: se já se formou, se estudou em escola pública ou particular, se teve bolsa de estudos, se fez o Encceja, seu tipo de ensino e conclusão dos estudos. 

2. Preencha o questionário socioeconômico

A parte mais extensa já foi, ok? O próximo passo é responder algumas perguntas sobre você, sua renda, renda familiar, características da sua residência, entre outros tópicos. 

É muito importante que você seja honesto ao responder o questionário. E não se preocupe, porque você não terá nenhum prejuízo na avaliação, independentemente das suas respostas. 

3. Informe o seu contato e crie uma senha

Será solicitado o seu telefone fixo, celular e e-mail. Confira direitinho se está tudo certo, porque é por estes meios que você receberá notícias sobre a prova.

Também crie uma senha e anote-a em algum lugar. Caso se esqueça, tudo bem, basta ir em “Esqueci minha senha”, na página de login, e seguir os passos indicados. 

4. Escolha entre o Enem impresso ou digital

Esta escolha deve ser feita de acordo com a sua preferência e também sua disponibilidade, já que as provas são realizadas em datas diferentes. 

5. Emita o boleto da taxa de inscrição

Ufa! Você chegou no final: o último passo é gerar o boleto e pagar. De forma alguma se esqueça de pagar, porque senão você não receberá seu cartão de confirmação futuramente (confira as informações sobre o cartão de confirmação Enem 2021).

Se precisar entrar com pedido de isenção Enem, fique de olho no site oficial, pois ele irá divulgar o período em que você poderá fazer isso. Veja como conseguir a isenção de taxa no Enem.

Ultimas Publicações


Compartilhar

Copiar Link

O link foi copiado para a área de trasferência.
Agora é só colar onde quiser.