NOTÍCIAS

educacional | 15 de abril de 2021

FIES 2021: tudo o que você precisa saber

Quer ingressar em uma universidade particular, mas não pode arcar com os gastos neste momento? Aqui vai uma boa notícia: com o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), você faz a faculdade inteira e começa a pagar as prestações ao término do curso. 

Continue a leitura para saber quais os passos para fazer a sua inscrição, ver o resultado e como funciona todo o processo após a seleção! 

FIES: inscrição

Primeiramente, é importante lembrar que apenas pode ser elegível ao FIES quem prestou o Enem, obteve média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a 0 na redação. Além disso, você precisa atender a um destes critérios:

  • possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos (Novo FIES); 
  • possuir renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos (P-FIES). 

1. Faça o login

Acesse o site oficial do FIES e clique em “Entrar com gov.br”. Digite o seu CPF e senha (os mesmos cadastrados na inscrição do Enem). Se for usar uma nota a partir de 2010 e não tiver acesso ao novo sistema, cadastre-se. 

2. Preencha os seus dados

Forneça os seus dados cadastrais, como data de nascimento, CPF, RG, e-mail, telefone e endereço. 

3. Responda ao questionário

Você deverá preencher alguns campos sobre raça/cor, se é portador de deficiência e fornecer informações sobre a sua escolaridade. 

4. Grupo familiar

Preencha o nome completo, grau de parentesco, CPF, data de nascimento e renda individual mensal bruta do seu familiar. 

5. Grupo de preferência

Por fim, selecione até três opções de curso para o financiamento. Não tem certeza de qual curso escolher? Faça um teste vocacional

Nesta etapa, é possível conferir as instituições participantes na região escolhida, informações sobre o curso, número de vagas e valor do salário de expectativa para a profissão. 

Clique no botão “Concluir” e sua inscrição está feita!

FIES: seleção e lista de espera

O principal critério da ordem de seleção é o mesmo de sempre: quanto maior a sua nota no Enem, mais rapidamente será chamado. 

Consulte o resultado no site do próprio FIES ou das instituições. Se você foi pré-selecionado, deverá se apresentar na universidade para validar os seus documentos. 

Caso não tenha sido pré-selecionado, há mais uma chance: a lista de espera. Mas não se esqueça de manifestar interesse em participar da lista, combinado? 

Como funciona o pagamento?

Foi pré-selecionado e teve seus documentos validados? Pode comemorar! Agora, vamos falar sobre o financiamento. 

Como já citamos anteriormente, o FIES oferece vagas com juros zero para estudantes que tenham renda mensal familiar de até três salários mínimos. Outra grande novidade é o P-FIES, que atende estudantes que tenham renda mensal familiar de até cinco salários mínimos, mas com juros no pagamento. 

O saldo devedor deverá ser pago no primeiro mês após a conclusão do curso, desde que você possua renda. No entanto, o programa respeita a capacidade de pagamento do estudante e permite que o financiamento seja quitado em até 14 anos. 

A partir de quando o usuário tiver a renda, o pagamento será descontado diretamente da fonte mensalmente. 

E aí, entendeu mais sobre o FIES? Aproveite e confira tudo o que você precisa saber sobre Enem 2021. Além disso, calcule seu desconto para estudar conosco!


*Consulte regulamento e condições de contratação no site da instituição ou no site oficial do programa.

CADASTRE-SE

Recebas as notícias em primeira mão.